Conta de luz mais cara: Veja dicas de como economizar energia
Nas últimas semanas, vimos o valor da tarifa de energia aumentar drasticamente. Recentemente, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a criação de uma nova bandeira tarifária, acima da vermelha 2 – que já era a mais cara. A nova tarifa extra cobrada na conta de luz dos brasileiros passou de R$ 9,49 para R$ 14,20 a cada 100 kWh. Isso faz com que os consumidores busquem formas de economizar energia e reduzir o impacto na conta no fim do mês.
O expressivo aumento da tarifa é consequência direta do aumento das temperaturas, algo comum nesta época do ano, mas principalmente da crise hídrica que assola o país, deixando os reservatórios das usinas hidrelétricas nos menores patamares dos últimos anos. Neste quesito, o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Diante da atual crise, medidas excepcionais estão sendo adotadas no país, em parceria com as agências reguladoras e com o ONS, tais como o acionamento de usinas termelétricas adicionais e o aumento da importação de energia da Argentina e Uruguai, que aumentam ainda mais os custos de produção da energia no país.
Inevitavelmente, isso acaba afetando ainda mais os preços de diversos produtos e diminuindo o orçamento familiar para outras contas. Considerando que a nova bandeira irá valer até abril de 2022, é interessante buscar formas de economizar energia e minimizar o impacto no bolso no fim do mês.
Dicas para economizar energia
Mesmo que você tenha aparelhos com baixo nível de consumo em casa, o cuidado deve ser redobrado. O momento é de consumo consciente.
Se você quer ter uma economia na conta de luz dentro do lar, é importante saber que alguns itens domésticos correspondem a grande parte do gasto em energia elétrica. Portanto, vale a pena conhecer quais são eles e os cuidados que podem ser tomados para garantir a economia de energia.
Entre os vilões da conta de luz estão equipamentos que consomem energia para gerar calor, como chuveiro elétrico, secadora de roupas, aquecedor e ferro de passar. Eletrodomésticos tradicionais também aumentam os gastos, principalmente geladeira, micro-ondas, freezer e lavadora de roupas.
Geladeira e freezer
A geladeira corresponde a cerca de 30% da energia gasta em uma residência tradicional. Por isso, vale a pena dar uma atenção especial para ela. Comece verificando o estado da sua geladeira, se ela está muito velha e se as borrachas de vedação estão vedando corretamente.
Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas, pois isso sobrecarrega o eletrodoméstico e aumenta o consumo de energia. Busque posicionar sua geladeira em um um local ventilado da sua casa, não deixando-a em locais muito fechados. Se o eletrodoméstico ficar entre armários e paredes, deixe um espaço de pelo menos 15 centímetros dos lados e no fundo do aparelho. Evite também a proximidade com o fogão, áreas expostas ao sol ou outros aparelhos que produzem calor. Caso contrário, sua geladeira ficará o tempo todo tentando resfriar e você terá um grande impacto na conta de luz.
Além disso, evite abrir a porta da geladeira por tempo prolongado, ou ficar abrindo a porta o tempo todo. Busque organizar os alimentos espaçando-os para que fique mais fácil de encontrá-los e anotar em um papel o que tem na geladeira e no freezer para consultar antes de abri-los.
Evite guardar alimentos e líquidos quentes, pois sua geladeira terá o dobro do trabalho para resfriá-los. Evite também forrar as prateleiras com vidros ou plásticos, pois isso dificulta a circulação interna do ar. Limpe as serpentinas (grades) do eletrodoméstico periodicamente, para ter a melhor circulação de ar possível.
Chuveiros e Torneiras Elétricas
O aquecimento de água corresponde a cerca de 20% da energia elétrica consumida. Mas, lembre-se que essa porcentagem varia dependendo da temperatura local. No caso do chuveiro elétrico, a principal dica é tomar banhos mais curtos, de no máximo 10 minutos. Além disso, hábitos como o de fechar a torneira enquanto se ensaboa são bem-vindos, visto que você economiza tanto água quanto energia elétrica.
Sempre que possível, ajuste a temperatura para a posição “verão”, pois em “inverno” o consumo é 30% maior. Nos chuveiros que não fixam a temperatura, tente deixar na menor temperatura possível. Também não é aconselhado mudar a temperatura com o chuveiro ligado, pois isso pode aumentar o consumo. Evite deixar o modo quente do chuveiro ligado caso seja um dia quente.
Um ponto importante é não reaproveitar resistências queimadas. Isso provoca o aumento de consumo e coloca em risco a sua segurança, visto que as mesmas apresentam instabilidade na energia que consomem e podem estourar a qualquer momento. Existem sistemas solares para o aquecimento de água, que podem ajudar na sua economia de energia. Se for possível, opte por estes.
No caso das torneiras elétricas, busque apenas deixá-las ligadas quando estiver lavando ou enxaguando algo. Evite deixar ligada enquanto não está utilizando a água.
Ferro elétrico
Cerca de 7% dos gastos de energia elétrica correspondem ao uso de ferro elétrico. Acumule uma boa quantidade de roupas para passar tudo de uma vez e utilize a graduação correta para cada tipo de peça para conseguir a economia de energia. Desligue o ferro sempre que pausar o serviço. Assim você poupa energia e evita o risco de acidentes. Além disso, você pode aproveitar o calor do ferro desligado para passar roupas de tecidos leves
Uma hora de ferro ligado diariamente é o suficiente para acrescentar cerca de 30 kWh na conta de energia no final do mês. Por fim, tenha a atenção de desligar o aparelho quando não estiver usando.
Aquecedor elétrico
No inverno, estes aparelhos podem chegar a corresponder a 1/3 do gasto doméstico com eletricidade, conforme a utilização. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas quando estiver no ambiente.
Prefira modelos que disponham de tanque com melhor isolamento e controle de temperatura. Faça também a regulagem periódica do aparelho.
Carregadores e aparelhos em stand-by
Não deixe carregadores na tomada sozinhos ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Isso vale para aparelhos como celulares, tablets e notebooks.
Além disso, o modo stand-by dos aparelhos, mesmo aparentemente desligados, continuam consumindo energia. Então, itens como carregadores de celular e notebook, micro-ondas, aparelhos de DVD, video-games, fornos elétricos e até mesmo o fogão ligados na tomada podem representar até 12% do gasto de energia.
Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Tire o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso. Além de economizar energia, você ainda consegue proteger o aparelho caso ocorra algum surto de energia na rede elétrica
Evitar deixar o celular carregando enquanto você dorme também pode ser uma boa forma de economizar energia. Uma vez que a carga está completa, retire o carregador da tomada, pois o mesmo continua consumindo energia.
A TV é outro aparelho que deve-se evitar ficar no modo stand-by. Também evite dormir com a TV ligada. Utilize a função “timer” ou “sleep” para que ela desligue sozinho.
Lâmpadas
Cerca de 20% dos gastos em uma conta de energia são por causa de lâmpadas. Quanto mais você puder aproveitar a luz natural durante o dia, evitando ligar as lâmpadas, mais você poderá economizar energia.
Não deixe luzes ligadas em cômodos que não estão sendo utilizados. Se possível, instale sensores de presença em corredores para que as lâmpadas se acendam apenas quando alguém passar.
Utilize lâmpadas com a mesma voltagem fornecida pela rede da concessionária de energia elétrica. A voltagem diferente pode acarretar em lâmpadas queimadas e gasto desnecessário de energia.
Sempre opte pelas lâmpadas de LED, que são bem mais econômicas que incandescentes e fluorescentes, ainda que custem mais caro. Em pouco tempo você terá retorno do investimento, pois a substituição pode trazer bastante economia de energia, já que esse tipo de lâmpada dura até 14 anos e consome 10 vezes menos energia do que uma lâmpada incandescente.
Ar-Condicionado
Busque escolher este tipo de aparelho corretamente de acordo com o tamanho do ambiente. Sempre mantenha os filtros do aparelho limpos, para não prejudicar a circulação de ar e para evitar que o temporizador seja acionado mais vezes para manter a temperatura.
Sempre regule adequadamente a temperatura. Acredite se quiser, mas a grande maioria dos aparelhos ar-condicionado são mais eficientes em refrigerar ambientes quando sua temperatura de operação está entre 21 e 23 graus, ao invés da temperatura de 16 graus que geralmente é a mínima para estes aparelhos.
Mantenha as janelas e portas fechadas sempre que estiver com o ar ligado. Os aparelhos instalados nas áreas externas devem ter proteção contra o sol, tendo o cuidado de instalá-los em um local que não bloqueie a ventilação. Por fim, desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado.
Máquina de lavar
Evite utilizar a máquina de lavar para uma pequena quantidade de roupas, dando preferência para ligá-la apenas quando estiver próxima dos níveis máximos de uso.
Além disso, é importante também dosar o sabão para evitar necessidade de reenxague, utilizando a quantidade de sabão adequada para cada tipo de roupa e utilizar sempre o ciclo mais adequado para as lavagens. Por fim, outra dica que pode ajudar na economia de energia é limpar com frequência o filtro da máquina, para que ela tenha que fazer menos esforço para enxaguar as peças.
Confira os fios de casa e verifique se ocorrem fugas de energia
Não é comum, mas se você está achando que, talvez, o consumo que aparece na sua conta de luz não reflete a realidade do seu gasto, pode ser uma boa conferir se não há algum probleminha de escape na sua rede.
É bem fácil: depois de desligar e desplugar todos os aparelhos da casa, apagando também todas as luzes, confira o seu medidor de consumo junto ao registro — caso ele continue girando, procure um eletricista e acabe com esse desperdício.
Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e também contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.
Aproveite a iluminação natural
Caso tenha a intenção de economizar ainda mais em sua energia doméstica, compensa optar pela iluminação natural dentro da residência. Com este tipo alteração, o consumo de energia é reduzido, evitando o uso mais frequentes lâmpadas durante o dia, por exemplo. Quando for pintar as paredes e o teto de sua casa, opte pelas cores claras para que a luz natural consiga refletir com mais facilidade.
Vale também usar cortinas translúcidas, por exemplo, que ajudam a manter certa privacidade sem ter que ligar as lâmpadas. O uso de vidros e de espelhos para refletir a luminosidade também é uma boa estratégia de como economizar energia.
Também é possível instalar claraboias no teto, como em corredores ou escadas, por exemplo, a fim de clarear o espaço enquanto houver incidência de raios solares. Por fim, também dá para reposicionar os seus móveis, de modo a aproveitar ao máximo a luz vinda das janelas, principalmente sobre mesas e escrivaninhas usadas para estudos, trabalho ou leitura.
Sou a Beatriz Azevedo, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.