Cometa Verde 2023: Como ver e horários

Prepare o binóculos e o telescópio — Confira horários e dicas para melhor observar o famoso cometa verde em 2023.

Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram


Astrônomos profissionais e amadores estão voltando os olhos — e os telescópios — para um raro visitante: o cometa C/2022 E3 (ZTF), o famoso cometa verde. No Brasil e em todo Hemisfério Sul ele está visível desde o dia 1° de fevereiro e deve permanecer localizável no céu até o dia 10 de fevereiro, especialmente para os residentes do estado do Paraná.

Desde sábado, dia 04, o cometa começou a ficar mais alto e por mais tempo no céu, aumentando as chances de ser visto. O melhor dia para a observação do astro será na terça-feira, dia 07 de fevereiro, continuando observável até o dia 10. Desse dia em diante, ficará cada vez mais difícil observá-lo.

O cometa verde é um dos vários eventos astronômicos que poderemos acompanhar durante este ano de 2023. Além de ser um grande espetáculo, sua importância reside principalmente no fato de que ele não passava perto da Terra há cerca de 50 mil anos. Isto significa que apenas nossos antepassados neandertais, aqueles que ainda viviam nas cavernas, tiveram a possibilidade de observá-lo.

Cometa Verde na China
Cometa Verde na China – Imagem: MG_Raiden Yang

Por que o cometa é verde?

Em resumo, quando está longe do sol, o cometa é apenas uma bola de gelo com rochas de aproximadamente 1 quilômetro e diâmetro. Além disso, ele possui diversas substâncias congeladas em seu interior, como o cianeto, nitrogênio e o carbono diatômico, que são materiais voláteis. Conforme se aproxima do sol, estas substâncias incendeiam, passando do estado sólido para o gasoso, o que gera uma longa cauda com brilho intenso na cor verde ou verde azulado, refletindo a luz do sol.

Quanto mais perto do Sol, estas partículas espalham-se por milhares de quilômetros, “sopradas” pelos ventos solares, gerando assim a longa cauda.

É uma coloração muito peculiar, bonita e diferente do céu natural que a gente vê. Dependendo da localização geográfica em que você está e das condições de iluminação, essa coloração da um destaque um pouquinho diferente ao objeto, algo diferente do que costuma ser observado.

Dicas para ver o cometa verde em 2023

Neste momento, a visualização do cometa está no limite da observação do olho humano, porque o astro está com um brilho considerado fraco. Por conta disso, escolha um local de observação que seja longe da poluição e luzes da cidade. Caso você possa adquirir, opte por usar equipamentos como um binóculo ou um telescópio, já que ele só pode ser visto a olho nu se as condições do céu forem bastante favoráveis — sem poluição luminosa ou nuvens.

Ele tem uma cauda de poeira e uma cauda gasosa, que é justamente do gás que derreteu e incendiou. Isto porque o cometa está indo em direção ao sol, e o vento solar impulsiona essa cauda do cometa. Como estamos um momento de máxima atividade solar, caso o sol tenha alguma explosão e o vento solar atinja o cometa, o brilho dele poderá aumentar bastante.

Para observar, basta olhar para a direção de Marte, na constelação de Touro, que se localiza a norte-noroeste. De preferência, procure um lugar alto e com o horizonte norte desobstruído.

Qual o melhor horário para observar o cometa verde

O astro estará visível a partir no início na noite, antes da lua nascer. Mais tarde, o brilho refletido pela lua poderá “ofuscar” o cometa, considerando que estamos na fase da lua cheia.

Cometa Verde no Japão
Cometa Verde no Japão – Imagem: Susanoo Harlock

Porém, se a luz da lua não atrapalhar com a transição para a lua minguante, o melhor horário para observar observar o cometa é a partir das 20 horas, olhando na direção norte, conforme já comentamos anteriormente. Procure por algo parecido com uma uma estrela borrada, uma manchinha no céu, pois não é possível ver a cauda a olho nu.

Com sorte, você poderá ver um fenômeno lindo e brilhante.

Invista em equipamentos para melhor observar eventos astronômicos

Observar e apreciar eventos astronômicos é um hobby para muitos e uma profissão para outros. Portanto, se você gosta de reservar um tempo para esta prática, considere investir em alguns equipamentos para deixar suas observações ainda melhores, como um telescópio ou um binóculos. Além disso, alguns equipamentos protegem os seus olhos durante o uso.

Telescópio

O telescópio é o acessório mais utilizados em observações de eventos astronômicos. Além de poder observar eventos que ocorrem na terra ou próximo dela, ainda é possível observar a lua, outros planetas e as suas e até mesmo as estrelas mais distantes que o sol.

No Brasil, por sorte, temos uma grande variedade de telescópios para escolher. Segue uma lista com alguns telescópios bons a um preço acessível:

Telescópio Constellation para eventos astronômicos

Telescópio Constellation F36050tx

Luneta com lente 6mm e 20mm. Para observação Lunar Terrestre.

Telescópio Monocular Andoer

Telescópio monocular refratador astronômico de grande abertura. Tubo de escopo principal de 300 mm, lente objeto de 70 mm, vem com 3 oculares (H6 mm, H20 mm e F12 mm), teleconversores 1,5 x e 3 x, ampliação ajustável de 15x a 150x. Perfeita para observar estrelas.

Telescópio Andoer para eventos astronômicos
Telescópio Lorben para eventos astronômicos

Telescópio Lorben 90060

Para observação terrestre e celeste. Apliação de até 675x.

Telescópio Uranum

Telescópio Refletor Newtoniano de grande abertura. Lente de 130mm objetiva e 650mm de Distância Focal. Perfeita para observar nebulosas, planetas, galáxias e estrelas.

Telescópio Uranum para eventos astronômicos

Binóculos astronômico

O binóculos é outro item muito utilizado para observar eventos astronômicos terrestres. Por ser menor e mais prático de carregar, muitas pessoas acabam optando por ele. Diferente dos telescópios, o binóculos possui um limite de distância de observação muito menor, portanto você não conseguirá observar eventos e corpos celestes mais distantes.

Existem diversos tipos e modelos de binóculos, e cada um atende a uma necessidade diferente. Atente-se no momento da compra para adquirir um binóculos do tipo astronômico. A seguir, trazemos algumas sugestões de modelos de binóculos astronômicos:

Binóculo Jiaxi para eventos astronômicos

Binóculo JIAXI Tucano Monarch

Binóculo astronômico profissional para visão noturna e diurna. Com alta resolução e até 1000m de alcance.

Binóculo Astronômico Profissional SkyLife

Binóculo de alta definição de imagens ideal para uso na astronomia. Através da conexão para tripés integrada pode-se fixar o binóculo em qualquer tripé com conexão de 1/4″. Distância para o olho de 18mm, alé dem viseiras de borracha macias e dobráveis para portadores de óculos.

Binóculo SkyLife para eventos astronômicos
Binóculo Lelong para eventos astronômicos

Binóculo Lelong

Binóculo astronômico para iniciantes, bom para visão noturna e diurna. Com boa qualidade e imagens de alta resolução. Zoom de até 20x.

Binóculo JIAXI Tucano Profissional

Binóculo 60×90 com grande campo de visão. Com capacidade de ampliação da imagem em até oito vezes. Possui corpo emborrachado para melhor empunhadura e lentes de policarbonato para uma qualidade maior da imagem. Inclui estojo para transporte.

Binóculo Jiaxi para eventos astronômicos

Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!

Edição Tropicana Dicas

Dicas diversas para sua casa, lifestyle, viagens, descontos, promoções, compras online, sociedade, cursos e aprendizado, animais e social media 🙆‍♀️🙋‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.