Dia dos Pais 2021: Como Surgiu a Data e Dicas de Presentes

O mês de agosto chega e não nos deixa esquecer: no segundo domingo do mês é hora de dar um presente ao pai, e reservar o dia para aquele almoço em família. Saiba mais sobre a comemoração do Dia dos Pais e confira dicas de presentes!


Existe ainda uma tradição que diz que essa data originou-se na Babilônia, há mais de quatro mil anos. Segundo os relatos, o jovem Elmesu, filho de Nabucodonosor, um rei muito famoso na época, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. No objeto preparado para seu pai, Elmesu teria desejado sorte, saúde e vida longa. A partir daí, a data teria se tornado uma festa nacional.

O Dia dos Pais é uma data comemorativa que tem origens em costumes antigos, mas também tem suas motivações modernas. Há um lenda em que se diz que na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão de Dia dos Pais, no qual desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Porém, a origem mais certa desta data aponta para Igreja Ortodoxa Oriental, que designava o segundo domingo antes do Natal para comemorar os ancestrais de Cristo, começando por Adão e indo até Abraão. A festa poderia ocorrer entre 11 e 17 de dezembro, e incluía os antepassados ​​de Maria, mãe de Jesus, como também de vários profetas.

Na Europa católica, a data remonta pelo menos ao ano de 1508. Nesta época foi criada a data comemorativa em homenagem a São José, conhecido como o paternal Nutritor Domini (“Nutridor de o Senhor”) no catolicismo e “o suposto pai de Jesus” na tradição do sul da Europa. Desta forma, em 19 de março, geralmente era celebrada a festa de São José.

A Igreja Católica apoiou ativamente o costume de uma celebração da paternidade no dia de São José, enfatizando em suas missas e documentos a importância paterna de José, marido de Maria, mãe de Cristo. A ideia de reforçar esse papel surgiu dentro da ordem dos franciscanos.

Desta forma, uma correlação natural foi surgindo, de forma que as celebrações de 19 de março – data reservada ao santo – também passaram a homenagear os pais, principalmente em países de forte tradição católica, como Itália, Portugal e Espanha. A partir disso, a celebração foi trazida para as Américas pelos espanhóis e portugueses.

Na Igreja Copta Ortodoxa, a celebração da paternidade também é observada no dia de São José, mas os coptas observam isso em 20 de julho. Porém, a celebração copta pode remontar ao século V.

Como surgiu a comemoração de Dia dos Pais moderna

Porém, naquela época, era um assunto discutível se a data era comemorada em todo o mundo ou não. Mas a partir de 1908 isso deixou de ser uma dúvida. O Dia dos Pais, como conhecemos hoje, veio depois do Dia das Mães. De certa forma, uma comemoração se inspirou na outra, fazendo com que o Dia dos Pais moderno tenha origem norte americana. Mas como isso ocorreu?

Inspiração em uma tragédia

Nos Estados Unidos, no início do século 20, passou a se comemorar por lá o Dia das Mães, invenção da norte-americana Anna Maria Jarvis (1864-1948), enlutada pela morte da sua mãe e obstinada a manter a imagem da sua mãe na memória.

Então houve um desastre: em 6 de dezembro de 1907, uma mina de carvão explodiu em Monongah, Virginia Ocidental, nos Estados Unidos. Destes, 250 eram pais. Foi uma imensa comoção na região. Em 5 de julho de 1908, na cidade vizinha de Fairmont, ocorreu a primeira celebração em honra aos pais, por iniciativa das famílias que haviam perdido os seus. A homenagem foi realizada na Igreja Metodista da cidade.

Grace Golden Clayton propôs o dia para homenagear os homens que perderam a vida no acidente de mineração. Os seus esforços foram incentivados pela sua preocupação em ver tantas crianças sem a figura paterna, portanto decidiu fazer algo para honrar a importância da paternidade. Então, ela pediu ao pastor que reservasse um dia especial para comemorar os pais, escolhendo o domingo mais próximo do aniversário de seu falecido pai, que também era pregador metodista.

Surge a homenagem aos pais

Porém, o evento de Grace não repercutiu fora daquele contexto local. Dois anos mais tarde, entretanto, um outro evento nascido na esfera religiosa se tornaria conhecido em todo o país. Filha de um fazendeiro veterano da guerra civil americana, Sonora Smart Dodd (1882-1978) ouvia um sermão de Dia das Mães na igreja e pensava em seu pai, William Jackson Smart (1842-1919). Sua mãe, Ellen Victoria Cheek Smart (1851-1898) havia morrido cedo, durante o parto do sexto filho, e o pai dela acabou criando os seis filhos sozinho. Ela então levantou o questionamento: “Por que havia um dia em homenagem às mães mas nada para os pais?”.

Isso motivou Sonora a homenagear o pai. A data escolhida foi o dia do aniversário dele, 19 de junho. A primeira festa dedicada aos pais ocorreu na sede da Associação Cristã de Moços de Spokane, no Estado de Washington.

Nos anos seguintes, ideias semelhantes foram se espalhando. Em 1911, a socióloga e ativista Jane Addams (1860-1935) propôs uma comemoração do tipo em Chicago – contudo, não conseguiu implementar. Na cidade de Vancouver, também no Estado de Washington, houve uma celebração organizada por um pastor metodista em 1912. E, a partir de 1915, a organização Lions Clubs International passou a realizar festividades do gênero também.

Foi longo o percurso para que a data fosse reconhecida como oficial. Em 1913, um projeto de lei tramitou no Congresso americano. O presidente Thomas Woodrow Wilson (1856-1924) gostava da ideia, participou pessoalmente de uma celebração em Spokane, e queria inserir o Dia dos Pais no calendário norte-americano. Parlamentares resistiram. Temiam que a comemoração fosse apropriada pelo comércio.

Em 1924, o presidente John Calvin Coolidge (1872-1933) recomendou que a data fosse festejada em todo o país. “Ele apoiou a ideia nacionalmente”, comenta Dantas.

Diversos projetos foram apresentados ao Congresso para oficializar o Dia dos Pais – sempre barrados. Em 1957, a senadora Margaret Madeline Chase Smith (1897-1995) acusou os parlamentares norte-americanos de “ignorarem os pais”. Ela demonstrava incômodo com o fato de só as mães terem uma data oficial.

A novela chegaria ao fim em 1966, quando o presidente Lyndon Baines Johnson (1908-1973) designou o terceiro domingo de junho para a comemoração do Dia dos Pais. Na gestão de Richard Nixon (1913-1994), em 1972, foi assinada a lei que tornou a data um feriado nacional permanente.

Dia dos Pais no Brasil

Se no Brasil o Dia das Mães já existia, oficialmente, desde 1932, foi só nos anos 1950 que a ideia de reservar uma data aos pais ganhou força. E a motivação, desde o princípio, foi comercial, por ideia do publicitário Sylvio Behring, que era diretor do jornal e da rádio Globo e queria atrair anunciantes. Behring comandou a primeira equipe do Departamento de Arte e Propaganda da empresa.

A primeira comemoração foi no dia 16 de agosto. Durante muito tempo, a data foi utilizada no catolicismo para celebrar o dia de São Joaquim – segundo a Bíblia, pai de Maria, portanto, avô de Jesus Cristo. Atualmente, São Joaquim é lembrado, ao lado de sua mulher, Santa Ana, em 26 de julho – Dia dos Avós.

Esta escolha se deu porque São Joaquim é considerado pela Igreja Católica como o patriarca da família. Mais tarde, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. De acordo com o Dicionário Histórico Biográfico da Propaganda no Brasil, a ideia rendeu a Behring o reconhecimento como Publicitário do Ano, pelos seus pares.

Conforme conta o economista Marcel Solimeo, da Associação Comercial de São Paulo, a data se firmou mesmo no calendário do comércio apenas duas décadas mais tarde, quando o Dia das Mães já estava consolidado.

Mas na hora das compras, as mães estão bem na frente. Segundo pesquisas, o Dia dos Pais disputa com o Dia das Crianças o quarto lugar no calendário comercial. Apesar do simbolismo que apresenta, não se compara com outras datas promocionais, como o Natal e o Dia das Mães, porque nessas datas não só o apelo afetivo ou religioso é maior, mas também porque abrangem uma gama muito mais variada de produtos que habitualmente são dados como presente.

Além do Dia dos Pais, o Dia Internacional do Homem é comemorado em muitos países em 19 de novembro em homenagem a homens e meninos.

Dicas de Presentes

Em esquema especial de funcionamento e horário por causa da pandemia de coronavírus que ainda não terminou, lojas e shoppings devem ser reabertos para as compras. Mas as compras online e com delivery em casa continuam sendo uma opção segura para quem quer comemorar a data sem sair de casa. Confira aqui algumas dicas de presentes para o Dia dos Pais!

Imagem: blanca_rovira por Pixabay

Edição Tropicana Dicas

Dicas diversas para sua casa, lifestyle, viagens, descontos, promoções, compras online, sociedade, cursos e aprendizado, animais e social media 🙆‍♀️🙋‍♂️

One thought on “Dia dos Pais 2021: Como Surgiu a Data e Dicas de Presentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.