Ícone do site Tropicana Dicas

Dez Alimentos para Aumentar a Imunidade

Salada

A escolha do que se coloca no prato faz toda a diferença para o sistema imunológico. Confira dez alimentos capazes de aumentar a sua imunidade.


Conforme as estações mudam, nosso corpo fica suscetível a uma série de doenças que ocorrem apenas naquela determinada época. Ainda não se sabe exatamente o porquê disso ocorrer, mas os pesquisadores sabem que, com o decorrer das estações, os micróbios, seus hospedeiros, os vírus e os ambientes habitados por eles mudam concomitantemente em interações complexas que deixam as pessoas mais ou menos propensas a contrair enfermidades.

Como ainda não há consenso neste aspecto, um cientista pode ter opinião totalmente diferente de outro sobre os fatores que levam a contribuir para que determinada doença ocorra.

Porém, algumas coisas eles já podem afirmar que possuem certeza: já foi confirmado que a mudança das estações afeta não apenas as estruturas físicas dos vírus, como também as barreiras naturais do corpo humano contra doenças. Especialmente no inverno, o ar frio e seco e a falta de luz solar prejudicam nossa resistência contra infecções respiratórias como as da gripe ou do coronavírus SARS-CoV-2.

A boa e velha vitamina D, que podemos conseguir tomando um bom banho de luz solar pelas manhãs, nos auxilia na transição para o modo diurno, o que nos faz despertar, e regular as funções vitais, além de, possivelmente, manter o corpo preparado para combater patógenos como vírus e bactérias.

Neste sentido, os cientistas também já sabem que nossa alimentação está diretamente ligada com o processo de imunidade do corpo. Se você já sofreu com unhas fracas, quedas de cabelo, resfriados e gripes frequentes, por exemplo, saiba que eles podem estar diretamente relacionados aos alimentos que você consome.

Aumentando a Imunidade com Boa Alimentação

A escolha do que se coloca no prato faz toda a diferença para o sistema de defesa. Por isso, é essencial garantir os nutrientes que são capazes de blindar o organismo contra bactérias e outros invasores responsáveis por uma série de doenças. 

Pensando nisso, selecionamos 10 alimentos que não podem faltar no seu cardápio! Confira:

Alho

O tempero é um ótimo aliado da imunidade corporal, capaz de acabar com micro-organismos nocivos e espantar males como resfriado, tosse e até mesmo bronquite. Ele também dá um chega pra lá nas inflamações e ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Isso porque o alimento é fonte de alicina, que atua como um potente antioxidante, protetor contra doenças inflamatórias e cardiovasculares. A substância ainda é a responsável pelo odor presente no alimento. 

Alface 

A folha apresenta muitos nutrientes, poucas calorias e pode ser encontrada no país com facilidade em qualquer período do ano. É fonte de vitaminas como A e C, contribuindo para a manutenção da imunidade. Além disso, ela é composta por celulose, uma fibra que melhora o funcionamento do intestino.

Beterraba 

A raiz é fonte de substâncias que aumentam a produção de óxido nítrico e agem como vasodilatadores, ideal para ajudar no treino. Já as suas folhas são ricas em cálcio, ferro, vitamina C e betacaroteno. Então, é bom associar o consumo delas ao da beterraba. Aposte também na bebida feita com a beterraba crua, o suco rosa, para turbinar a sua dieta e potencializar a sua imunidade. 

Iogurte 

É fonte de lactobacilos, bactérias do bem que transformam a lactose em ácido lático, inibindo a ação da bactéria H. pylori, responsável por úlcera e gastrite. Isso acontece porque os micro-organismos benéficos, mais conhecidos como probióticos, aderem às paredes do sistema digestivo e liberam substâncias que eliminam micróbios perigosos, prevenindo problemas gastrointestinais.

Nos iogurtes encontramos probióticos que melhoram a nossa flora intestinal, desse modo, reduzimos a presença de bactérias ruins e aumentamos as boas, diminuindo o risco de infecções e melhorando a absorção de nutrientes. Porém, para obter todos estes benefícios, não pode ser qualquer iogurte. Caso tenha a opção, escolha o iogurte natural ou o iogurte grego. Os demais tipos de iogurte possuem excessivas doses de açúcar, sódio e corantes, o que acaba sendo mais prejudicial do que benéfico à saúde e, consequentemente, afetando a imunidade.

Laranja

Além do delicioso suco que é possível obter por meio da fruta, ela também é fonte de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico. A vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores. Os benefícios da laranja não param por aí. Ela ainda é rica em fibras e potássio: a primeira ajuda o intestino a funcionar com regularidade, e o segundo auxilia no controle da pressão arterial.

Castanha-do-pará 

Esta oleaginosa é rica em selênio, mineral que age na tireoide, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de tumores e os efeitos do refluxo. Além disso, a castanha é fonte de gordura poli-insaturada, aquela que protege o coração contra o mau colesterol (LDL). 

Açaí

Ideal para ser consumido por quem pratica exercícios, o açaí garante vigor físico por possuir alto valor energético e vitaminas do complexo B. Ômega 6, ômega 9, proteínas, carboidratos e minerais também estão presentes nessa fruta, além de fibras, boas para intestino, e ferro, que previne a anemia e ajuda a fortalecer a musculatura. A dica é não abusar dos complementos para não comprometer a dieta e potencializar os benefícios para a imunidade. 

Feijão

Acompanhante perfeito para o arroz, o feijão é uma das melhores fontes de proteína vegetal, essencial para a construção dos tecidos do corpo. Além disso, possui substâncias antioxidantes capazes de prevenir câncer de mama e pulmão. Por conter grande quantidade de fibras, também ajuda a regular o intestino. 

Cenoura 

O alimento é fonte de vitamina A, nutriente importantíssimo para manter a pele bonita, além de proteger os olhos. A cenoura ainda possui betacaroteno, importante antioxidante, sendo um dos alimentos mais ricos nesta substância. Ela ajuda na proteção da pele, proteção contra os raios UVA e UVB. A carência deste antioxidante pode provocar problemas no sistema imunológico, deixando você bem mais suscetível a infecções.

Couve

Tradicional acompanhante da feijoada, a couve merece mais espaço no cardápio. Isso porque possui vitaminas como A e C, ao lado de substâncias que estimulam a produção de enzimas que ajudam o corpo a se proteger de tumores. Além disso, suas folhas têm propriedades anti-inflamatórias que amenizam a irritação das mucosas do estômago, aliviando os sintomas da gastrite, por exemplo. 


Imagem: Devon Breen por Pixabay

Sair da versão mobile