Moedor de café manual: Como deixar seu café ainda mais especial

Se você é daqueles que adora apreciar um bom café, já deve saber que a bebida feita com os grãos moídos na hora é diferente. Possui um sabor inquestionavelmente melhor, além dos aromas que ficam mais exaltados. Se você faz parte desse time que adora apreciar o bom e legítimo café, mas não abre mão da tradição, deve saber que um moedor de café manual é um item essencial para se ter em casa.


Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram


Dentre os moedores manuais, alguns são confeccionados com um design mais vintage. Eles entregam toda a experiência de se preparar o próprio café, quase como um ritual, desde a seleção dos grãos até a moagem. São indicados para quem gosta de manter a tradição, ou para quem prefere controlar a moagem com as próprias mãos.

Apresentam como característica geral a produção de uma quantidade pequena de pó (de 30 g a 70 g). Portanto, para quem tem a disponibilidade e a vontade de moer café todo dia é uma excelente opção.

Um moedor manual é construído nos mais variados materiais (inox, plástico, vidro, por exemplo) e resultam em uma moagem bastante homogênea, embora tenha menos opções de granulometria.

Conforme você utiliza o moedor, vai adquirindo experiência para conseguir uma moagem de qualidade cada vez maior.

Vantagens de ter um Moedor de grãos de Café

Uma das grandes vantagens do moedor vai para aqueles que são mais aficionados na bebida. Preparar o próprio café desde o início traz uma ótima sensação ao ver os grãos torrados sendo moídos na hora. Além da moagem em si, os aromas que o café exala durante este processo são totalmente diferentes.

E você ainda pode escolher a moagem que mais te agrada e a mais compatível com o tipo de preparo do café. Se quiser tomar um café turco, por exemplo, faça a moagem mais fina possível. Se for usar a prensa francesa, prefira uma moagem mais grossa. Enfim, se for fazer café coado, encontre uma moagem intermediária.

Independente de qual método for usar, moer o café logo antes da preparação vai garantir uma experiência muito mais prazerosa.

Qualidade

Os compostos aromáticos e ligados ao sabor do café são compostos bastante voláteis, o que significa que eles entram em processo de oxidação assim que entram em contato com o ar após a moagem.

Portanto, quando você faz a moagem do café na hora, garante que o sabor e as notas daquele tipo específico de café sejam preservadas e melhor aproveitadas. Mesmo o café embalado a vácuo não garante a mesma qualidade. O café moído na hora é o melhor que existe.

Pureza

Outra vantagem é garantir a pureza do café. Quando você compra o pó pronto no mercado, não consegue ter certeza sobre o que foi moído exatamente: grãos mais torrados, grãos mais verdes, alguma impureza.

Já quando você compra os grãos e faz a moagem na hora, você sabe exatamente o que está consumindo. Se você é mais aficionado nesta bebida, já deve saber que o hábito de beber café trás diversos benefícios. Porém, eles ficam ainda melhores conforme o grau de pureza da bebida aumenta. Além disso, há alguns preparos de café que demandam uma espessura específica do pó, conforme já falamos antes, lhe proporcionando mais liberdade de preparos.

O pó de café adquirido em mercados comuns têm a espessura fina, o que acaba facilitando o entupimento de alguns equipamentos. É o caso da prensa francesa, que demanda uma moagem média a grossa para extrair o café com perfeição, e do expresso, que pede uma moagem mais fina.

Exclusividade

Finalmente, alguns tipos raros e especiais de lotes de café só são comercializados em grãos, fazendo assim necessário o uso de um moedor.

Moedor de café manual
Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Por isso, se você realmente tem essa paixão, não pode ficar sem um moedor de café. Se não tiver, são várias as portas que se fecham no mundo do café.

Quais são os tipos de moedor de café manual?

Existem duas categorias principais de moedores manuais de café. Os mais comuns são os caseiros, desses que você usa em casa, ideais para pequenas quantidades.

O fato de serem portáteis os tornam perfeitos para levar com você em uma viagem, por exemplo, para que você tenha uma experiência de altíssima qualidade onde quer que esteja. Outro atrativo é o preço, já que eles estão entre os modelos mais baratos do mercado.

Já os profissionais são perfeitos para ambientes comerciais, como as cafeterias gourmets ou lanchonetes, já que eles são capazes de moer uma quantidade maior de café. O preço pode variar bastante de acordo com o tamanho, mas é bom preparar o bolso, já que eles possuem preços mais elevados.

Nada impede, porém, que você compre um moedor profissional para usar em casa ou vice-versa. O importante é que atenda à sua necessidade e o seu gosto e, o mais importante, que você possa fazer seu próprio café de qualidade.

Opções de Moedores de Café Manuais

Existem muitas opções no mercado, para todas as demandas e orçamentos. Vamos trazer aqui algumas opções tanto caseiras quanto profissionais, para que você possa compreender qual melhor lhe atende.

Moedor de café Burr

Link patrocinado

Moedor de Café Cozinha / Profissional

Link patrocinado

Moedor de Café Manual Lyca

Link patrocinado

Moedor de Café Hot and Cold

Link patrocinado

Moedor de café KKcare

Link patrocinado

Mini Moedor de Café GT59 – Lorben

Moedor de café KKcare – Aço Inox

Link patrocinado

Moedor de café Hário Mini Slim

Link patrocinado

Moedor de Cafe Tramontina

Link patrocinado

Moedor De Café Madeira – Hário

Moedor de café Staright

Link patrocinado

Moedor de Café Bialetti

Link patrocinado

O que considerar na hora de escolher um moedor de café manual?

Agora você já sabe porque você deve ter um moedor de café – então, o que deve considerar antes de escolher um moedor manual?

Apesar de serem manuais, não é preciso muito esforço para realizar a moagem e você pode controlar mais facilmente a granulação e homogeneidade do café.

Porém, existem mais itens que podem fazer a diferença na hora da escolha. Confira a seguir:

Estilo e material

Muitos moedores de café manuais possuem um estilo mais rústico, sendo que muitos são confeccionados em madeira e com manivelas de ferro fundido. Mas é possível encontrar modelos que combinem com cozinhas mais modernas, com linhas mais clean, e sejam feitos de materiais como vidro, aço inox e cerâmica.

Dê preferência para modelos com lâminas ou mós de cerâmica, já que as de metal esquentam durante a moagem e podem alterar o sabor do café.

Limpeza

Moedores manuais são mais fáceis de serem limpos, já que podem ser desmontados e lavados com água de maneira bem simples. A dica é usar água quente, quando possível, para remover os óleos provenientes dos grãos, que podem ficar impregnados nas lâminas. O uso de um pincel pode ser bastante útil.

Versatilidade

Em um mundo onde praticamente tudo é elétrico ou eletrônico, pode parecer um anacronismo pensar que os moedores manuais são versáteis, mas é verdade.

Alguns moedores podem também moer temperos, por exemplo, além de variar a granulometria ou o tipo de moagem. Pense também se o moedor terá uso doméstico ou em escritórios.

A versatilidade do moedor de café é a principal característica que vai definir o seu custo-benefício e mesmo que tipo de moedor você realmente precisa na sua cozinha. Cada tipo oferece benefícios para diferentes demandas, então conheça bem a sua.

Assim, antes de comprar um moedor, deve ser pensado: Isso é uma demanda pra você? Você realmente moerá temperos e precisa de granulometrias diferentes ou um modelo mais simples suprirá sua necessidade? É um moedor profissional que está buscando?

Essas são perguntas importantes, uma vez que quanto mais opções de uso o equipamento apresenta, maior é seu preço.

Capacidade do recipiente

Para que sejam viáveis para o uso doméstico, a maioria dos modelos possui coletores que variam de 30 a 70 gramas. Nos profissionais, esses números sobem um pouco.

E, há uma explicação para isso. Como a ideia é saborear um café bem fresquinho e moído na hora, não faz muito sentido moer grandes quantidades para consumir depois, já que isso também pode acabar afetando o sabor.

Tamanho

Nem todas as pessoas possuem muito espaço em suas residências, ou até mesmo no escritório. Assim, o tamanho do equipamento deve ser levado em conta, uma vez que se você não tiver muito espaço, um modelo compacto é fundamental.

Já um modelo que ocupa mais espaço ou é mais pesado é mais indicado para residências maiores, com cozinhas mais espaçosas.

Dito isso, o tamanho do moedor de café também define a quantidade de café que ele consegue moer de uma vez. Portanto, pergunte-se: Para quantas pessoas eu costumo servir café?

Se você pretende servir seu café para uma família ou grupo grande, prefira moedores maiores para não ter de repetir a moagem mais de uma vez.


*Como participante do Programa de Associados da Amazon, somos remunerados pelas compras qualificadas efetuadas

Edição Tropicana Dicas

Dicas diversas para sua casa, lifestyle, viagens, descontos, promoções, compras online, sociedade, cursos e aprendizado, animais e social media 🙆‍♀️🙋‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.