Celular em promoção: Qual celular devo comprar em 2023?

Você se pergunta: qual celular devo comprar? Se está pensando em comprar um celular em 2023 e não sabe qual escolher, nós trazemos 8 dicas para você saber escolher os melhores, além de entender o custo-benefício ao comprar um celular em promoção.

Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram


Sempre dá muito trabalho quando precisamos trocar de celular, tanto na hora de escolher um entre as centenas de opções que temos a disposição, quanto na hora de configurar e deixar tudo funcionando. Desta forma, para ajudar você pelo menos no passo inicial, que é escolher um novo aparelho, trouxemos algumas dicas que você precisa considerar ao comprar um celular novo.

Em 2023, que tipo e tamanho de tela é melhor para o meu uso? Quantos GB de memória RAM vou precisa? Preciso de um processador rápido?? Vou precisar de bastante armazenamento interno para salvar fotos, vídeos, jogos e etc? Como saber escolher aparelhos com câmera boa? Essas e outras respostas você encontra neste post.

Qual celular devo comprar?

Escolher o melhor celular para você envolve conhecer a ficha técnica do aparelho e as características que atendem ao seu perfil de uso. Por isso, antes de comprar um celular ou até mesmo um tablet, existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração para evitar aborrecimentos e frustrações futuras.

Então, se chegou a hora de comprar um celular novo, preparamos uma seleção de 8 dicas que farão toda a diferença para a compra do seu próximo smartphone.

É muito importante que você saiba analisar as especificações do telefone e identificar qual atributo mais pesa na balança, sempre levando em consideração as suas necessidades e a forma que você vai usar seu novo aparelho.

1 – Tela

A primeira coisa que você precisa se perguntar: qual é a melhor tela pra mim? Isso porque toda a interação que fazemos ocorre por meio da tela do aparelho. Então, ela deve atender exatamente às suas necessidades.

Por exemplo, quanto menor ela for, mais fácil vai ser manusear o celular com apenas uma mão, além de caber melhor no bolso da calça. Já modelos com telas maiores são melhores pra quem curte assistir filmes e séries na palma da mão, além de quem gosta de jogar no celular.

Porém, a tela também é um dos principais pontos para tornar um produto mais caro. De um modo geral, há três aspectos técnicos que servem para diferenciar um display de entrada de um modelo mais sofisticado: resolução, tecnologia do painel e a velocidade de tela.

Uma tela de alta resolução é importante para quem gostar de assistir filmes e séries no celular, por exemplo. Caso este não seja o seu foco, pode ser que resoluções mais altas não façam tanta diferença e provavelmente aparelhos com tela HD ou HD+ devem dar conta do recado.

Outro critério importante são as tecnologias de tela. Há dois tipos principais de telas para celulares no mercado: LCD e OLED / AMOLED, sendo que cada tecnologia pode ter subtipos.

O display OLED / AMOLED é usado normalmente em aparelhos premium. Já as telas IPS LCD são mais comuns em celulares de perfil mais intermediário ou de entrada. No geral, o OLED é superior por oferecer melhor contraste, tons escuros mais precisos e cores mais vivas. Porém, o LCD também pode render telas com reprodução de cor mais precisa, dependendo do fabricante e se o aparelho conta com uma tecnologia mais avançada.

A velocidade de tela também é importante. Esta especificação é mais recente, geralmente era mais comum em computadores e notebooks. Ela é medida em Hertz (Hz) e determina quantas vezes o display atualiza por segundo: quanto mais rápida a tela, mais fluida são as transições entre as telas.

Celulares mais caros podem oferecer modos de 90 ou 120 Hz, enquanto que o padrão de 60 Hz é o mais comum atualmente na indústria de smartphones.

Tela do Celular
Formato da tela do celular é o mais importante

2 – Processador

Escolher um bom processador é mesmo tão importante? Sim, pois o processador é o cérebro do seu celular! É este componente que recebe e executa todas as instruções passadas pelo sistema operacional e os apps utilizados. Ele é responsável pelos cálculos que o smartphone realiza. Por conta disso, quanto mais poderoso ele for, melhor o desempenho do telefone.

Na hora de comparar processadores para celular, há basicamente dois critérios importantes: a quantidade de núcleos e as velocidades, medidas em GHz.

Quanto mais núcleos o celular tem, é como se tivessem mais cérebros funcionando ao mesmo tempo no celular, e ele aguenta executar mais instruções ao mesmo tempo. Atualmente, os celulares contam com processadores quad-core (quatro núcleos), hexa-core (seis núcleos) e octa-core (oito núcleos).

Quanto maior a velocidade, mais instruções cada um dos núcleos pode executar a cada unidade de tempo. Por exemplo, 1.000.000.000 de instruções por segundo equivalem a 1000 GHz.

Chips (ou processadores) mais potentes são indicados para quem precisa de um aparelho capaz de realizar tarefas mais pesadas, como executar apps mais exigentes como editores de imagem ou vídeo e jogos com gráficos realistas. Além disso, por serem mais potentes, envelhecem melhor com o passar do tempo, pois possuem a tendência a serem mais duráveis e a travar menos.

Para quem não precisa de um celular tão poderoso, um processador intermediário tende a ser suficiente para surfar na internet, usar aplicativos de redes sociais e mensageiros sem travamentos ou engasgos.

AliExpress WW

3 – Memória RAM

Memória RAM é aquela memória que armazena os arquivos e aplicativos abertos. É através desta memória que você pode ou não manter mais apps abertos ao mesmo tempo, além de mantar os recursos do celular sempre disponíveis para quando precisar utilizar.

Nos celulares Android, é indicado que o aparelho tenha, no mínimo, 4GB de memória RAM, não menos que isso. É preferível que a memória RAM seja até maior, de 6GB, por exemplo.

Uma quantidade alta de RAM facilita que você alterne entre aplicativos abertos, bem como a executar tarefas simultâneas, como deixar um app de música executando em segundo plano enquanto você realiza outra tarefa, por exemplo.

Existem opções de 8GB de memória RAM, e até mais. Eles são interessantes, mas o problema é que grandes quantidades de memória RAM podem elevar muito o custo do aparelho e nem sempre trazem um ganho de desempenho perceptível.

Para a grande maioria dos usuários, opções de celulares variando entre 4GB e 8GB de RAM estão de bom tamanho.  Já no caso da Apple, é importante considerar que a empresa não revela oficialmente a capacidade de memória RAM dos iPhones. Os números normalmente são divulgados de forma extraoficial por desenvolvedores e por técnicos que desmontam os aparelhos.

4 – Armazenamento interno

O armazenamento interno é o responsável por guardar aquilo que você baixa. Os apps que você baixa e instala ficam guardados no armazenamento interno, o mesmo acontece com músicas que você torna offline no Spotify, vídeos, áudios e fotos do WhatsApp, documentos, além das fotos e vídeos que faz com a câmera do celular.

Para não ter problemas de armazenamento, procure opções com pelo menos 128GB. Assim, você vai poder baixar vários apps e músicas e não vai precisar apagar constantemente as mídias que recebe em grupos de WhatsApp, muito menos as fotos e vídeos que faz e nem vai receber aqueles alertas constantes de que o aparelho está ficando sem espaço.

Além do espaço de armazenamento de dados interno oferecido pelo celular, você também pode buscar modelos que permitem expandir esse total com o uso de cartões de memória. Algumas empresas como a Samsung oferecem esta expansão em aparelhos de todos os tipos e preços.

5 – Câmera

Quem gosta de tirar muitas fotos com o celular precisa ficar de olho nas características de câmera do smartphone. As questões mais importantes vão além da resolução máxima em MP (Mega Pixels) e passam por especificações como abertura das lentes, para melhor qualidade de captura em situações com pouca luz, disponibilidade de mais de uma câmera e o perfil das lentes, além de recursos avançados dos fabricantes, como processamento de imagem para gerar melhores resultados nos arquivos finais.

Hoje, é muito difícil encontrar um smartphone que traz uma única câmera na traseira. A maioria dos modelos conta duas, três ou quatro câmeras, as vezes até mais. Elas podem servir principalmente para:

  • Profundidade: ajuda a fazer fotos com fundo desfocado
  • Macro: própria para fotos muito próximas do objeto
  • Grande angular (ultrawide): faz a câmera enquadrar uma área maior do que o convencional

Essas opções são interessantes, mas a câmera principal é a mais importante pois, afinal, é ela que você vai usar com mais frequência. Por isso, se informe sobre as características dela.

O parâmetro mais destacado costuma ser a quantidade de megapixels do sensor da câmera. Quanto maior esse número, mais resolução a imagem tem e, com isso, maior é a ampliação da foto sem que esta perca nitidez.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a lógica de “quanto mais megapixels, melhor a câmera” não é verdadeira, pois a qualidade do componente é definida por vários outros fatores.

Porém, é bom ter uma quantidade mínima de megapixels. Para a câmera traseira principal, vale considerar um sensor com pelo menos 12 megapixels; para a câmera frontal (de selfies), um sensor com pelo menos 8 megapixels é o ideal.

O mais importante, na verdade, é a combinação da resolução com outros fatores. Lentes mais abertas, com razão focal mais baixa como f/1.7 ou f/1.8, por exemplo, têm maior capacidade de capturar luz e tendem a gerar fotos de melhor qualidade no escuro. Além disso, tem a questão da quantidade de câmeras, onde cada câmera é utilizada para melhorar as fotos e vídeos em determinadas situações.

Por isso, se a câmera é algo importante para você, sempre é bom pesquisar pelo modelo que você se interessou, para saber mais sobre as avaliações da câmera, além de outras características. Existem diversos sites e fóruns especializados nestes assuntos.

6 – Bateria

Bateria é outro ponto importante que precisamos ter em mente, um celular com bateria pequena tende a durar menos tempo de vida útil, isso porque a capacidade de carga da bateria vai se degradando com o passar do tempo e das cargas que você faz.

Manter uma rotina de carregamento ajuda o celular a entender e preservar essa degradação. Novamente o processador pode ser um vilão ou mocinho aqui, tem processadores que consomem bastante bateria, por outro lado existem outros que trabalham com frequências menores e ajudam a descarregar mais lentamente. 

De qualquer forma, a maioria dos smartphones Android fabricados atualmente possuem um tamanho grande, então é comum que eles tenham baterias com capacidades generosas. Para os padrões atuais, prefira modelos que tenham, no mínimo, 4.000 mAh.

Verifique também se o celular tem suporte para recarga rápida, já que essa característica assegura que cada recarga não vai demorar várias horas para terminar.

Também é importante verificar se um carregador rápido acompanha o produto: existem vários casos em que o smartphone suporta esse tipo de tecnologia, mas acompanha um carregador comum, que é mais lento. É possível descobrir esta informação nas especificações técnicas: um carregador de celular com 9 Watts de potência será um carregador comum, sem capacidade de recarga rápida. Opções com 15 ou mais Watts já garantem a recarga acelerada ao seu celular.

Além disso, em 2020, alguns fabricantes como Apple e Samsung passaram a não inserir carregador na embalagem de seus celulares. Se você tiver que comprar um carregador por causa disso, ou se você acabar perdendo o seu, não se esqueça de checar se o carregador que você adquirir suporta recarga rápida.

AliExpress WW

7 – Categoria

Para saber como comprar celular que atenda ao que você espera é importante saber distinguir aparelhos de entrada, intermediários e tops de linha. Cada classificação traz uma experiência diferente, de acordo com as suas necessidades e com o que você procura.

Celular básico ou de entrada é o aparelho que não tem recursos aprimorados, mas atende às necessidades básicas do usuário. Eles fazem ligações, enviam mensagens, acessam as redes sociais e tiram fotos, mas nada extraordinário. São aparelhos que oferecem uma experiência razoável ao usuário por um custo mais baixo.

Geralmente, esses aparelhos são indicados para quem nunca teve um smartphone e deseja ingressar nesse universo sem gastar muito. Contudo, é bom ter em mente que não são celulares muito avançados e que possuem funções mais limitadas.

Já o celular intermediário é um tipo de smartphone que não oferece uma experiência premium, mas tem recursos mais aprimorados do que um celular de entrada. Eles desempenham desde funções básicas até algumas mais avançadas, costumam ter boas câmeras, são rápidos, eficientes e não são tão caros quanto um modelo top de linha.

Existem várias opções de celular intermediário que têm um ótimo custo-benefício. Dependendo do quanto você estiver disposto a gastar com um aparelho novo, pode ser que valha mais a pena pegar um bom intermediário do que um celular básico ou um top de linha.

Por último, o celular top de linha é o modelo de celular mais completo, com tecnologia de última geração e funcionalidades de alta eficiência. Eles normalmente são os smartphones com as melhores câmeras, melhores processadores e com os recursos mais avançados do mercado. Também costumam ter acabamentos mais refinados e resistentes, além de serem à prova d’água.

Com um celular top de linha, o usuário tem uma experiência premium em todos os sentidos. É por isso que eles tendem a ser mais caros do que as outras categorias.

8 – Sistema operacional: Android ou iOS?

Uma pergunta importante a se considerar quando se está para comprar um novo smartphone: qual sistema operacional é o seu favorito? Ou então, qual sistema operacional vai atender melhor minhas necessidades?

Enquanto a maioria dos celulares vêm com o sistema Android instalado, os iPhones vem com seu sistema próprio, desenvolvido pela Apple. Ambos possuem suas próprias vantagens e desvantagens.

Os sistemas Android possuem mais possibilidades de customização e são mais fáceis de mexer com o hardware do seu smartphone, além do custo dos celulares com esse sistema ser menor.

Já o iOS é um sistema mais seguro e fácil de usar, sendo ideal para presentear quem não possui muito conhecimento. Além disso, os telefones com iOS recebem as últimas atualizações simultaneamente e, normalmente, são os primeiros a receber aplicativos e jogos desejados pelo público.

Celular em promoção: Qual as opções com melhor custo-benefício?

Nós separamos algumas opções mais atuais com um ótimo custo benefício e apresentaremos a seguir. Mas você também pode conferir em nosso espaço Magazine Tropicana Dicas, nossa lojinha virtual em parceria com a Magazine Luiza, que conta com diversos itens, descontos e condições especiais de pagamento e frete, além dos nossos parceiros da Girafa.

Celular Samsung Galaxy A03

Esta opção possui 64GB de armazenamento, 4G, processador Octa-Core, 4GB de memória RAM e Tela 6,5” com resolução HD+. Sem falar das câmeras traseiras dupla de 48MP + 2MP e da frontal de 5MP.

Conta com sistema operacional Android 11.

Celular Motorola Moto G32

Esta opção possui 128GB de armazenamento, 4G Dual Chip, processador Octa-Core Snapdragon 680, 4GB de memória RAM.

A tela é de 6,5” com resolução FHD+, com alta qualidade de vídeo. Além da câmera traseira tripla de 50MP Quad Pixel + 8MP Ultra-Wide e sensor de profundidade + 2MP macro, e câmera selfie de 16MP.

Conta com sistema operacional Android 12.

Celular Motorola Moto E32

Disponível nas cores azul, grafite e rosé, este smartphone da Motorola possui 64GB de armazenamento, 4G, processador Octa-Core, 4GB de memória RAM e com uma tela de 6,5”, com resolução HD+.

A câmera traseira é tripla de 16MP + 2MP + 2MP, além da câmera frontal de 8MP.

Conta com sistema operacional Android 12.

Celular Samsung Galaxy A23

Disponível nas cores branco, preto e azul, este smartphone da Samsung possui 128GB de armazenamento, 4G, processador Octa-Core, 4GB de memória RAM e a tela é um display V-Cut TFT de 6,6”, com resolução FHD+.

A câmera traseira é quádrupla, sendo que a principal é de 50MP e as demais são de 5MP + 2MP + 2MP. Possui também câmera selfie de 8MP.

Conta com sistema operacional Android 12.

Celular Motorola Moto G22

Este aparelho da Motorola conta com 128GB de armazenamento, 4G, processador Octa-Core de 2,3Ghz, 4GB de memória RAM e tela de 6,5” HD+.

A câmera traseira é quádrupla, sendo que a principal é de 50MP e as demais são de 8MP + 2MP + 2MP. Possui também câmera selfie de 16MP.

Conta com sistema operacional Android 12.

Celular Samsung Galaxy A13

Esta opção da Samsung conta com 128GB de armazenamento, 4G, processador Octa-Core, 4GB de memória RAM e tela de 6,6”, com resolução FHD+.

A câmera traseira é quádrupla, sendo que a principal é de 50MP e as demais são de 5MP + 2MP + 2MP. Possui também câmera selfie de 8MP.

Conta com sistema operacional Android 12.


Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!

Edição Tropicana Dicas

Dicas diversas para sua casa, lifestyle, viagens, descontos, promoções, compras online, sociedade, cursos e aprendizado, animais e social media 🙆‍♀️🙋‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.