Ícone do site Tropicana Dicas

Dia da Árvore: Conscientização ambiental e proteção do meio ambiente

Árvore

Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro no Brasil. Esta data, que é comemorada em dias diferentes em outras partes do mundo, foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. É uma data sugestiva, já que traz a importância das árvores na época em que elas estão desabrochando aqui em nosso país.

O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza. Muitas pessoas, como também muitas escolas, realizam atividades voltadas para a conscientização da importância deste bem tão valioso da natureza. Por exemplo, são realizadas atividades como plantar uma árvore, revitalizar um jardim ou um bosque que precise de cuidados, ou então prestar auxílio à entidades que promovam a preservação da natureza.

Imagem de Valiphotos por Pixabay

Como surgiu o dia da árvore?

Tudo começou em 10 de abril de 1872, quando o político e jornalista estadunidense Julius Sterling Morton (1832-1902), decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos. Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

Deste forma, a atitude de Julius ficou conhecida como “Day Arbor”, sendo um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza e como isso afetaria a vida a longo prazo.

Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países. No Brasil, apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965. Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.

Qual o objetivo do Dia da Árvore?

Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdermos os nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores. Além disso, teríamos impactos econômicos, uma vez que as árvores são utilizadas em diferentes indústrias.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore. Deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Imagem de Peggychoucair por Pixabay

Importância ecológica e econômica das árvores

As plantas podem ser classificadas, de acordo com seu hábito ou forma de vida, em árvores, arbustos, subarbustos, ervas, lianas, cipós ou trepadeiras e rastejantes. O termo árvore é utilizado para se referir a uma planta lenhosa, de grande porte, que apresenta tronco ramificado na parte superior, formando uma copa. A mangueira, o abacateiro, o cedro, o pau-brasil, seringueira e o ipê são exemplos de árvores.

Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos. As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.

A lista de benefícios continua: as árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades.

Nas margens dos rios, as árvores evitam que o solo seja levado para os cursos d’água, pela ação dos ventos e das chuvas, e provoque o assoreamento. A falta de árvores também pode ocasionar a erosão das encostas e favorecer o desenvolvimento do problema.

Economicamente, as árvores possuem grande importância. É por meio desse tipo de vegetal que conseguimos madeira para a construção de móveis e de casas e também adquirimos a celulose, elemento fundamental na fabricação de papel. Também existem espécies que apresentam compostos que podem ser usados nas indústrias farmacêuticas, de perfumes e de cosméticos para a produção de medicamentos, fragrâncias, sabonetes e cremes, por exemplo. Além disso, as árvores frutíferas tem seus frutos comercializados em mercados, mercearias e bazares, também ajudando a girar a economia.

Árvores Símbolo de cada região

Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente. Confira:

Sair da versão mobile