Um lagarto gigante com aparência de dragão: o smaug giganteus é uma curiosa espécie de lagarto da África do Sul.
Imagens: Pixabay, WikimediaCommons
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Este animal é bastante curioso e fascinante. Seu nome científico é smaug giganteus, porém é mais comumente chamado de lagarto dragão gigante ou lagarto espinhoso. Mas não se engane: ele não é parente daquele Smaug, o dragão dourado da obra O Hobbit, muito menos do Drogon de Game of Thrones, nem o Tiamat da Caverna dos Dragão.
Ele não cospe fogo e nem voa. Também não destrói cidades e não se esconde em cavernas. Não queríamos decepcionar você. Mas de todo modo, o smaug giganteus não deixa de ser um animal incrível. Este lagarto fará você realmente pensar a respeito dos dragões, pois a ciência nunca provou a existência destes grandes animais alados.
Muitos arqueólogos e historiadores acreditam que as histórias de dragões começaram quando as pessoas, muitos séculos atrás, encontraram ossadas de antigos dinossauros. Depois, a imaginação fluiu para tentar explicar qual era o animal que estava por trás destes esqueletos, surgindo assim diversos contos e fábulas. Porém, não existe consenso sobre esse assunto entre os especialistas.
Smaug Giganteus: O pequeno dragão
O smaug giganteus é a maior espécie dentre os Cordylidae, uma família de lagartos endêmica da África sub-saariana. Ele pode chegar a 40 centímetros de comprimento, medindo a partir do focinho até a ponta da cauda. É uma espécie restrita à região de Highveld, no interior da África do Sul, que geralmente vive em pequenos grupos, cavando tocas para proteção.
O dragão gigante geralmente apresenta cores marrom escura ou preta na parte superior e amarelo-palha na parte inferior, além dos lábios e pescoço amarelados. Grande parte do seu corpo é cheia de espinhos e escamas, o que lhe confere a semelhança com os dragões das séries e filmes. Os filhotes desta espécia costumam ser mais coloridos, variando do marrom-claro para o laranja ou amarelo.
Do que o lagarto dragão se alimenta?
Esses lagartos se alimentam majoritariamente de artrópodes, principalmente insetos como besouros, formigas e grilos. Porém, eles são animais muito adaptáveis e são generalistas quando necessário, alimentando-se do que é mais abundante em seu habitat. Em certas ocasiões, eles podem ser carnívoros, alimentando-se de invertebrados e vertebrados pequenos, como filhotes de outros lagartos.
O smaug giganteus é mais uma vítima das atividades humanas
Esse réptil está enfrentando duas sérias ameaças que podem em breve extingui-lo da natureza: perda de habitat pela industrialização, avanço das plantações e o tráfico ilegal de espécies exóticas.
Infelizmente, essa espécie é muito visada por pessoas no mundo inteiro. Isso pressiona o tráfico ilegal por causa da alta demanda. Como já é uma espécie vulnerável, quase entrando em risco de extinção, o comércio legal é muito restrito e burocrático, o que entra em choque com a demanda crescente.
Na África do Sul, quem for pego com o lagarto sem documento legal de permissão, pode encarar penas acima de 20 anos de prisão ou pesadas multas.
Para piorar a situação do animal, é quase impossível reproduzi-lo em cativeiro por causa das necessidades climáticas específicas da espécie. Fora do seu ambiente natural, seu sistema reprodutivo é bastante prejudicado, o que acaba incentivando ainda mais a caça de indivíduos selvagens.
Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!