Chuva de Meteoros Líriadas ocorre neste Feriado de Tiradentes
Todos os anos, a Chuva de Meteoros Líriadas é um dos principais e mais aguardados eventos astronômicos. Saiba mais sobre o evento e como fazer para observá-lo.
Imagem: Pixabay
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Se você não estiver ocupado pegando as estradas durante o feriado do Dia de Tiradentes, em 21 de abril, é uma ótima oportunidade de olhar para os céus e aproveitar o show que a natureza pode nos proporcionar com a Chuva de Meteoros Liríadas.
Conforme o calendário de eventos astronômicos, a chuva de meteoros deve ter seu pico entre os dias 21 e 22. A partir das 3h até as 5h da madrugada do dia 21, a maior parte dos meteoros poderão ser vistos.
O que são Meteoros?
Meteoros são fenômenos astronômicos bem conhecidos e popularmente chamados de “estrelas cadentes”. Apesar de não serem, de fato, estrelas, são alvo de diversas crendices populares. Eles acontecem quando fragmentos de rochas entram na nossa atmosfera em altíssima velocidade, aquecendo muito o gás ao seu redor e liberando muita energia luminosa no processo, o que os fazem parecer “bolas de fogo” caindo do céu.
Essas pedras cósmicas entram em nossa atmosfera a todo momento, então é possível observá-las aleatoriamente pelo ano. Mas em algumas épocas a Terra acaba se voltando para áreas onde há muita atividade desses fragmentos, que é exatamente o que acontece durante a Chuva de Meteoros Líriadas.
Apesar de parecer um pouco assustador ver que vários pedaços de pedra do espaço estão entrando em nosso planeta, não é necessário ter medo, pois a probabilidade de que algum destes fragmentos atinga terra firme é mínima.
Chuva de Meteoros Líriadas
O fenômeno é causado por fragmentos e poeira do Cometa Thatcher (C/1861 G1) entrando atmosfera terrestre. O cometa passou pelo sistema solar no século XIX, deixando seus fragmentos até hoje orbitando o sol. Como a chuva de meteoros acontece na direção da constelação de Lira, recebeu o nome em sua homenagem. O cometa passa pela Terra a cada 415 anos e deverá passar por aqui novamente somente daqui a 200 anos.
A expectativa do evento – que já começou e tem vários registros de meteoros desde o início de abril – é alta para os astrônomos e observadores, sejam eles profissionais, afiliados ou independentes. Durante o pico, especialistas estimam que a chuva das Líridas deve exibir em torno de 15 a 20 meteoros por hora, todos bem brilhantes.
No horário que informas logo no início do texto, há boa possibilidade de que ocorram grandes bólidos – nome atribuído a vários meteoros que podem ir desde os excepcionalmente brilhantes até os grandes formadores de crateras. Essa possibilidade aumenta muito o interesse dos entusiastas em acompanhar o evento.
Como observar
A Líridas é uma das chuvas de meteoros mais visadas do ano. Para melhor observar a chuva de meteoros, é necessário procurar por locais que proporcionem uma boa visão do céu aberto. Quanto menos luminosidade tiver, melhor, mesmo considerando que os meteoros Líridas geralmente sejam bem brilhantes. Isso evita que as diversas luzes artificiais e a poluição atmosférica ofusquem a observação do evento, como também facilita seus registros em foto ou vídeo. Devido à grande luminosidade da chuva, os curiosos poderão assistir ao espetáculo natural sem a necessidade de aparelhos especiais.
A Chuva de Meteoros Líridas tem visualização favorecida no hemisfério Norte. Daqui do Brasil também é possível ter uma certa facilidade em contemplar este espetáculo astronômico, uma vez que o evento deve ser visível por todas as regiões daqui. Porém, as regiões Norte e Nordeste possuem observação privilegiada em comparação com as demais.
Considerando que sua trajetória indica que eles saiam da Constelação de Lira, há mais ou menos 25 anos-luz do Sol, é recomendado que você use um aplicativo que indique a posição dela no céu para localizar a chuva, como o gratuito Carta Celeste (Android / iOS).
Invista em equipamentos para melhor observar fenômenos astronômicos
Observar e apreciar fenômenos astronômicos é um hobby para muitos e uma profissão para outros. Se você gosta de reservar um tempo para esta prática, considere investir em alguns equipamentos para deixar suas observações ainda melhores. Além disso, alguns equipamentos protegem os seus olhos durante o uso.
Telescópio
O telescópio é o acessório mais utilizados em observações de eventos astronômicos. Além de poder observar eventos que ocorrem na terra ou próximo dela, ainda é possível observar a lua, outros planetas e as suas e até mesmo as estrelas mais distantes que o sol.
No Brasil, por sorte, temos uma grande variedade de telescópios para escolher. Segue uma lista com alguns telescópios bons a um preço acessível:
Telescópio de plástico de alta refração portátil 1001 – Geriop – Amazon
Luneta Com Lente 6mm E 20mm Observação Lunar Terrestre F36050tx – CONSTELLATION – Magazine Luiza
Telescópio astronômico refletor profissional K20/K6 – PJPPJH – Amazon
Telescópio Observação Terrestre e Celeste Ampliação 675x 19011 – Lorben – Magazine Luiza
Binóculos astronômico
O binóculos é outro item muito utilizado para observar fenômenos astronômicos terrestres. Por ser menor e mais prático de carregar, muitas pessoas acabam optando por ele. Diferente dos telescópios, o binóculos possui um limite de distância de observação muito menor, portanto você não conseguirá observar eventos e corpos celestes mais distantes.
Existem diversos tipos e modelos de binóculos, e cada um atende a uma necessidade diferente. Atente-se no momento da compra para adquirir um binóculos do tipo astronômico. A seguir, trazemos algumas sugestões de modelos de binóculos astronômicos:
Binóculos Visão Noturna Profissional Astronômico Alto Alcance – IT Blue – Magazine Luiza
Binóculos Visão Noturna/Diurna Astronômico Zoom De 20 X – Lelong
Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!