Eclipse Lunar, Lua de Sangue e Superlua são eventos que podem ser vistos poucas vezes no ano. Agora imagine poder ver tudo isso de uma só vez? É o que vai ser possível observar durante o Eclipse Lunar Total que ocorrerá na madrugada deste domingo para segunda-feira. Confira todos os detalhes deste evento único e imperdível!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Imagens: Pixabay
Um verdadeiro espetáculo astronômico está previsto para ocorrer neste domingo: um Eclipse Lunar Total, acompanhado de outro fenômeno interessante, conhecido como Lua de Sangue. Este é um dos principais eventos do calendário de fenômenos astronômicos de 2022.
Esse tipo de eclipse é um evento singular e interessante, que acontece de duas a três vezes por ano. Porém, nem sempre é visível em todos os cantos do mundo. Dessa vez, a América do Sul terá a sorte de poder acompanhar o evento do início ao fim. Apesar de instrumentos especializados não serem necessários, um binóculos e lunetas podem dar um gostinho especial ao observar o fenômeno.
O fenômeno será visível também para quem estiver na América do Norte, Europa, África e partes da Ásia. Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral, que é a fase em que a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, é quase imperceptível – ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco.
Uma Superlua
Além disso, o eclipse será especialmente interessante porque a Lua Cheia de 15 de maio ocorre quando ela estará próxima ao seu perigeu – a posição mais próxima da Terra no mês. Isso fará com que a Lua apareça maior no céu.
Por essa razão, além de ser uma Lua de Sangue, muitas pessoas também estão associando o eclipse com o fenômeno conhecido como Superlua. Isto porquê a Lua estará próxima ao perigeu, o que fará ela parecer maior no céu. Mas ela só passa pelo perigeu no dia 17, às 15:24. O critério usado para determinar uma Superlua é a lua cheia e o perigeu ocorrerem com menos de 24 horas de diferença. Portanto, em tese, também poderia ser uma Superlua.
Como acompanhar o Eclipse Lunar Total
Se você não conseguir assistir ao evento olhando diretamente para o céu, seja em razão do tempo nublado ou por não estar em um local propício, não se preocupe, pois várias plataformas na Internet prometem fazer a transmissão do eclipse em tempo real.
Uma delas é o canal oficial da NASA no YouTube. “Junte-se a especialistas da NASA para aprender sobre esse incrível fenômeno natural, olhar através de vistas de telescópios em todo o mundo e ouvir sobre os planos de retornar humanos à superfície lunar com o programa Artemis“, diz um comunicado da agência, afirmando que os espectadores poderão fazer perguntas ao vivo.
O fenômeno também poderá ser acompanhado por meio de canais brasileiros, como o do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU) e o do Observatório Nacional, que costuma sempre promover lives comentadas.
Cronograma do Eclipse Lunar Total
O eclipse completo dura cerca de duas horas e trinta minutos. Ao longo desse período, a Lua terá diferentes graus de exposição. Você pode utilizar o cronograma a seguir para acompanhar os melhores momentos para observação.
- 22h32 – Início da fase penumbral
- 23h27 – Início do eclipse, com umbra avançando sobre a Lua
- 0h29 – Início do eclipse total
- 1h11 – Horário da maior cobertura da sombra
- 1h53 – Luz solar volta a incidir sobre a Lua
- 2h55 – Fim da fase umbral do eclipse
- 3h50 – Fim da fase penumbral do fenômeno
O evento, de fato, tem início às 23h27. Nesse momento, a umbra, região mais escura da sombra, avança sobre o Lua.
O eclipse total, ou seja, a Lua totalmente encoberta pela sombra, deve começar por volta de 0h29. O resultado será o nosso satélite com tons avermelhados.
A maior cobertura de sombra sobre a Lua deve ocorrer por volta de 1h11. À 1h53 a luz solar volta a tocar a Lua e a fase umbral do eclipse acaba às 2h55, com a penumbral indo até as 3h50.
A Lua de Sangue: Por que a Lua fica avermelhada?
Durante um eclipse lunar, a Terra não cobre toda a luz vinda do Sol, e a que escapa percorre as beiradas da esfera terrestre. A Lua é iluminada por estes raios solares que cruzam a atmosfera terrestre e “escapam”, sendo desviados para o nosso satélite.
Mesmo que a atmosfera do nosso planeta normalmente filtre a luz solar, acaba deixando passar com mais as cores vermelhas do espectro e reflete as azuis. Por este motivo nós vemos o céu azul durante o dia, pois o azul é refletido e fica visível.
Durante um eclipse lunar, a Terra fica exatamente no meio do caminho entre o Sol e a Lua. Nas bordas do nosso planeta, a atmosfera terrestre forma um halo que deixa passar um pouco de luz. Como essa luz são as cores vermelhas que são refletidas pelos filtros da atmosfera, eles acabam incidindo na Lua, que adquire os tons castanho-avermelhado que conseguimos observar.
Esse tom avermelhado pode variar, dependendo do eclipse. Ele pode ser mais escuro, mais próximo ao marrom ou mais claro, algo parecido com castanho ou avermelhado. Neste eclipse que poderemos observar, vai ser possível observar a Lua com uma tonalidade bem avermelhada.
Eclipse Lunar Total poderá ser mais escuro que o normal
A erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai, ocorrido há 4 meses, foi a maior do Século 21 e uma das maiores dos últimos tempos. O evento causou tsunamis devastadores na região, lançou cinzas na estratosfera, produziu uma onda de choque que deu voltas na Terra e espalhou uma pluma pela atmosfera que coloriu os crepúsculos do outro lado do planeta.
Agora, os efeitos da erupção do Vulcão Tonga serão percebidos até mesmo na Lua. O Eclipse deste domingo poderá será especialmente escuro, graças à pluma lançada pela erupção do Vulcão Tonga na estratosfera, que poderá acentuar o efeito da dispersão dos raios solares, refletindo mais facilmente as componentes violeta e azul da luz branca do Sol, e deixando passar as componentes mais próximas do vermelho.
Esse fenômeno é chamado de Dispersão de Rayleigh, e torna nosso céu azul, o pôr do Sol alaranjado, e a Lua, vermelha durante um Eclipse Total.
Então, da mesma forma como nossos crepúsculos estão mais avermelhados nos últimos meses, por conta da pluma do Vulcão Tonga, o Eclipse deste domingo deve ser ainda mais escuro pelo mesmo motivo.
Para deixar tudo ainda mais especial, um asteroide passará pela Terra horas antes do Eclipse Lunar
O espetáculo astronômico não será o único acontecimento marcante no céu desta grande noite: horas antes, um asteroide passará “próximo” à Terra, com estimativa de que ele possa ter entre 200 metros e quase meio quilômetro de diâmetro.
Chamada 2008 TZ3, a rocha espacial pode chegar a uma distância de cerca de 5,8 milhões de km do nosso planeta. Esta pode parecer uma distância imensa e segura, mas considerando as proporções astronômicas, ela é relativamente curta.
De acordo com dados do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA, a aproximação máxima do asteroide com a Terra será por volta das 18h18 pelo horário de Brasília, pouco mais de cinco horas antes do início do eclipse.
É preciso deixar claro que não há nenhuma razão para pânico, já que não existe qualquer possibilidade de colisão com a Terra. Isto porque o asteroide estará a uma distância de cerca de 15 vezes a distância da Terra com a Lua.
Invista em equipamentos para melhor observar fenômenos astronômicos
Observar e apreciar fenômenos astronômicos é um hobby para muitos e uma profissão para outros. Se você gosta de reservar um tempo para esta prática, considere investir em alguns equipamentos para deixar suas observações ainda melhores. Além disso, boa parte dos equipamentos ainda ajudam a proteger os seus olhos durante o uso.
Telescópio
O telescópio é o acessório mais utilizados em observações de eventos astronômicos. Além de poder observar eventos que ocorrem na terra ou próximo dela, ainda é possível observar a lua, outros planetas e as suas e até mesmo as estrelas mais distantes que o sol.
No Brasil, por sorte, temos uma grande variedade de telescópios para escolher. Segue uma lista com alguns telescópios bons a um preço acessível:
Telescópio de plástico de alta refração portátil 1001 – Geriop – Amazon
Luneta Com Lente 6mm E 20mm Observação Lunar Terrestre F36050tx – CONSTELLATION – Magazine Luiza
Telescópio astronômico refletor profissional K20/K6 – PJPPJH – Amazon
Telescópio Observação Terrestre e Celeste Ampliação 675x 19011 – Lorben – Magazine Luiza
Binóculos astronômico
O binóculos é outro item muito utilizado para observar fenômenos astronômicos terrestres. Por ser menor e mais prático de carregar, muitas pessoas acabam optando por ele. Diferente dos telescópios, o binóculos possui um limite de distância de observação muito menor, portanto você não conseguirá observar eventos e corpos celestes mais distantes.
Existem diversos tipos e modelos de binóculos, e cada um atende a uma necessidade diferente. Atente-se no momento da compra para adquirir um binóculos do tipo astronômico. A seguir, trazemos algumas sugestões de modelos de binóculos astronômicos:
Binóculos Visão Noturna Profissional Astronômico Alto Alcance – IT Blue – Magazine Luiza
Binóculos Visão Noturna/Diurna Astronômico Zoom De 20 X – Lelong – Magazine Luiza
Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!