O fenômeno, que ocorre três vezes entre esta semana e a primeira semana de agosto, terá seu ápice na madrugada desta sexta-feira (29/07) para sábado (30/07). Saiba mais sobre a Chuva de meteoros Delta Aquáridas e como fazer para observá-lo.
Imagem: OpenClipart-Vectors por Pixabay
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Nesta época do ano tradicionalmente temos um dos períodos de maior incidência de chuvas de meteoros, também chamadas de “estrelas cadentes” na linguagem popular. É durante este período que ocorrem, por exemplo, as famosas chuvas de meteoros da Delta Aquáridas, Alfa Capricornídeos e Perseidas, fenômenos que listamos em nosso calendário de eventos astronômicos para 2022.
Chuva de meteoros Delta Aquáridas
A chuva de meteoros Delta Aquáridas teve início na semana passada, em 15 de julho, chegando ao seu ápice nesta sexta-feira, 29/07. Conhecida também como Piscis Austrinídeos, foi descoberta por Alexander Herschel, em 1865.
Os meteoros Delta Aquáridas são restos rochosos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. A origem do nome é em razão de o radiante — local no céu por onde entram os meteoros — estar próximo da constelação de Aquário.
Como observar a chuva de meteoros
O fenômeno tem pico previsto para esta noite, iniciando a partir das 20:00 e podendo ser melhor visto durante a madrugada entre sexta e sábado. A previsão é de que os espectadores possam visualizar de 10 a 25 meteoros por hora. Os Aquários do Delta do Sul terão a maioria dos meteoros, com até 20 por hora no pico.
Para melhor acompanhar, o ideal é que o céu esteja sem muitas nuvens e o local não tenha muita iluminação. A melhor direção para observação é a leste, onde nasce o Sol, mas também poderá ser vista a nordeste e sudeste. A “tempestade” poderá ser vista a olho nu, ficando ativa até o dia 10 de agosto.
Segundo a Organização Internacional de Meteoro (OIM), esta semana e a primeira semana de agosto serão as melhores para observar o céu. De preferência, entre as 23h e 4h. Este intervalo de tempo tende a apresentar as condições mais propícias de visibilidade.
Não tem mistério, basta olhar para o céu em locais com menos luzes das cidades. É importante que o céu esteja limpo também. Para se guiar, aplicativos como o Skywalk ou o Sky Safari podem te ajudar a encontrar o lado certo para olhar a partir da sua localização.
Invista em equipamentos para melhor observar chuvas de meteoro
Observar e apreciar fenômenos astronômicos é um hobby para muitos e uma profissão para outros. Se você gosta de reservar um tempo para esta prática, considere investir em alguns equipamentos para deixar suas observações ainda melhores. Além disso, alguns equipamentos protegem os seus olhos durante o uso.
Telescópio
O telescópio é o acessório mais utilizados em observações de eventos astronômicos. Além de poder observar eventos que ocorrem na terra ou próximo dela, ainda é possível observar a lua, outros planetas e as suas e até mesmo as estrelas mais distantes que o sol.
No Brasil, por sorte, temos uma grande variedade de telescópios para escolher. Segue uma lista com alguns telescópios bons a um preço acessível:
Telescópio de plástico de alta refração portátil 1001 – Geriop – Amazon
Luneta Com Lente 6mm E 20mm Observação Lunar Terrestre F36050tx – CONSTELLATION – Magazine Luiza
Telescópio astronômico refletor profissional K20/K6 – PJPPJH – Amazon
Telescópio Observação Terrestre e Celeste Ampliação 675x 19011 – Lorben – Magazine Luiza
Binóculos astronômico
O binóculos é outro item muito utilizado para observar fenômenos astronômicos terrestres. Por ser menor e mais prático de carregar, muitas pessoas acabam optando por ele. Diferente dos telescópios, o binóculos possui um limite de distância de observação muito menor, portanto você não conseguirá observar eventos e corpos celestes mais distantes.
Existem diversos tipos e modelos de binóculos, e cada um atende a uma necessidade diferente. Atente-se no momento da compra para adquirir um binóculos do tipo astronômico. A seguir, trazemos algumas sugestões de modelos de binóculos astronômicos:
Binóculos Astronômico Alto Alcance – IT Blue – Magazine Luiza
Binóculos Visão Noturna/Diurna Astronômico Zoom De 20 X – Lelong – Magazine Luiza
Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!