Prepare o binóculos e o telescópio, marque as datas em seu calendário: os principais eventos astronômicos em 2023 para você acompanhar.
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
O ano passado foi importante para o meio astronômico por contar com diversos eventos importantes, como eclipses, superluas, chuvas de meteoros e até mesmo as quedas de destroços de foguetes chineses, que ocorreram em julho e novembro. A expectativa é que durante este ano de 2023 possamos observar eventos astronômicos semelhantes, se depender dos espetáculos que prometem agitar os céus. E o melhor: vários deles poderão ser avistados em grande parte do Brasil e América do Sul.
Para quem gosta de contemplar o céu, observar estes eventos naturais certamente será um algo muito gratificante. Eclipses parciais lunar e solar, várias chuvas de meteoros e superluas devem enobrecer os céus brasileiros durante o ano. Além disso, existe sempre a possibilidade de que a Estação Espacial Internacional esteja nos sobrevoando. Para saber mais sobre as oportunidades de avistá-la, basta acessar esta página da Nasa, em inglês.
Confira a seguir os principais eventos astronômicos de 2023 para que você não perca nenhum de vista!
Luas cheias e superluas
Em 2023 teremos 13 eventos de lua cheia, sendo que quatro delas são classificadas como superluas. As definições de superlua podem variar, mas o termo denota, de maneira geral, uma lua cheia que é mais brilhante e que está mais próxima da Terra do que o usual. Assim, podemos ver a lua com uma aparência maior do que normalmente a observaríamos.
Segundo algumas definições da astronomia, uma superlua é um evento astronômico que ocorre quando a lua está a 90% do perigeu — o que, por sua vez, é o ponto mais próximo da Lua em relação à Terra, fazendo com que o astro fique até 30% mais brilhante e com diâmetro até 14% maior.
Toda vez que há mudança na fase da lua, incluindo as luas cheias, é possível observar alguns de efeitos na terra. Deste efeitos, muitos já possuem comprovação científica, como a alteração das marés, impactos no plantio e colheita de plantações e mudança na qualidade de sono. Outros efeitos são muito associados ao fenômeno da lua cheia, ainda que sem comprovação, como o crescimento de cabelos, alterações de humor e na fertilidade, como também influenciando no nascimento de bebês.
Quando ocorrem os eventos de superlua em 2023
De acordo com essa definição, as luas cheias das datas a seguir podem ser consideradas superluas:
- 03 de julho – Superlua dos Cervos
- 01 de agosto – Superlua do Esturjão – Visível no Brasil
- 31 de agosto – Superlua Azul – Visível no Brasil
- 29 de setembro – Superlua da Colheita
A superlua do dia 31 de agosto, chamada de Superlua Azul, trata-se do nome dado quando ocorrem duas luas cheias dentro de um mesmo mês. Algo que ocorre a cada dois anos e meio, em média. Portanto, o nome da superlua se trata apenas de uma referência ao calendário, não tendo de fato uma relação com alguma alteração de cor ou aparência de nosso satélite. Apesar disso, o evento da Lua Azul será a maior lua cheia deste ano.
Eclipses lunares e solares
Teremos dois eventos de eclipse lunar e dois eventos de eclipse solar durante 2023. Os fenômenos de eclipse já tiveram grande importância cultural e religiosa em diversas culturas antigas, sendo um evento muito aguardado pelos cientistas, visto que, assim como as fases da lua, os eclipses causam diversos efeitos na terra. Em resumo, as mudanças que podemos observar são variações de pressão, nos ventos, na temperatura, na umidade, na radiação recebida pela terra, alterações das marés e também no comportamento geral de animais e plantas.
Como funcionam
Eclipses solares parciais ocorrem quando a Lua passa na frente do Sol, mas bloqueia apenas uma parte da luz. Já o eclipse lunar ocorre apenas durante uma lua cheia, quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, e a Lua passa na sombra da Terra. A Terra projeta duas sombras na Lua durante o eclipse. A penumbra é a “sombra parcial”, mais externa menos forte, e a umbra é a “sombra total”, mais escura.
Quando a lua cheia passa pela sombra da Terra, ela fica mais escura, mas não desaparece. Os raios de sol que passam pela atmosfera terrestre iluminam a Lua, mas com com desvio, dando a ela um tom avermelhado. É por isso que a uma este fenômeno é chamado de Lua de Sangue.
Quando ocorrem os eventos de eclipse em 2023
- 20 de abril – Eclipse solar total – não visível no Brasil
- 5-6 de maio – Eclipse lunar penumbral – não visível no Brasil
- 14 de outubro – Eclipse solar anular – visível em boa parte do país
- 28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial – visível em uma pequena parte do país
Eclipse solar
No dia 20 de abril haverá um eclipse solar total, que será visível da Austrália, da Antártica e do sudeste asiático, mas não no Brasil. O próximo eclipse solar será anular e acontece no dia 14 de outubro. Ele deve forma um raro evento de “anel de fogo”, sendo visível na região norte e nordeste do país, como em Natal (RN), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e São Félix do Xingu (PA).
A luz solar pode ser prejudicial para os olhos, mesmo durante um eclipse. Caso deseje observar o evento em segurança, certifique-se de usar óculos apropriados para observação de eclipse solar, uma vez que eles não são iguais aos óculos de sol convencionais.
Eclipse lunar
Quanto aos eclipses lunares, o primeiro eclipse lunar ocorre em 05 de maio e será um eclipse penumbral – quando a Lua entra na sombra externa da Terra (penumbra) -, que é pouco visível. Além disso, o evento não será visível do Brasil.
O segundo eclipse lunar ocorre em 28 de outubro e será parcial, sendo que apenas uma pequena porção do nosso satélite natural ficará encoberta. Ele será visível apenas em uma pequena faixa do nosso território, como em algumas cidades do litoral nordestino localizadas mais ao extremo leste do país, além das Ilhas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo. Em João Pessoa, a Lua estará perto da linha do horizonte no momento que o eclipse atingir seu máximo.
Chuvas de meteoro
O novo ano já começou com a chuva de meteoros Quadrântidas, que começou em 28 de dezembro de 2022, teve seu pico entre os dias 3 e 4 de janeiro e finalizou em 12 de janeiro. Este importante evento astronômico teve até 110 meteoros por hora em seu pico. Esta foi a primeira das 12 chuvas de meteoros que acontecem ao longo do ano de 2023.
Confira os próximos eventos de chuva de meteoros para assistir em 2023:
- Líridas: 14 a 30 de abril – Máxima de 22 a 23 de abril e pico de 18 meteoros por hora
- Eta Aquáridas: 19 de abril a 28 de maio – Máxima de 6 de maio e pico de 50 meteoros por hora
- Alfa Capricornídeos: 3 de julo a 15 de agosto – Máxima de 30 de julho e pico de 5 meteoros por hora
- Delta Aquáridas: 12 de julho a 23 de agosto – Máxima de 30 de julho e pico de 25 meteoros por hora
- Perseidas: 17 de julho a 24 de agosto – Máxima de 12 a 13 de agosto e pico de 100 meteoros por hora
- Draconídas: 6 a 10 de outubro – Máxima de 8 a 9 de outubro e pico de 10 meteoros por hora
- Oriónidas: 2 de outubro a 7 de novembro – Máxima de 21 a 22 de outubro e pico de 25 meteoros por hora
- Táuridas do Sul: 10 de setembro a 20 de novembro, no Hemisfério Sul – Máxima de 10 a 11 de outubro e pico de 5 meteoros por hora
- Leónidas: 6 a 30 de novembro – Máxima de 17 a 18 de novembro e pico de 10 meteoros por hora
- Gemínidas: 4 a 20 de dezembro – Máxima de 14 a 15 de dezembro e pico de 150 meteoros por hora
- Úrsidas: 17 a 26 de dezembro – Máxima de 22 a 23 de dezembro e pico de 150 meteoros por hora
A observação de meteoros, contudo, é uma tarefa que exige paciência. Se você mora em área urbana, é aconselhável ir até uma região que não esteja coberta pelas luzes da cidade, que podem obstruir a sua visão. Se encontrar uma área não afetada pelas luzes, os meteoros podem estar visíveis a cada dois minutos, desde as últimas horas da noite até o amanhecer.
Encontre uma área aberta, com uma visão ampla do céu. Certifique-se de ter uma cadeira ou toalha para se sentar e poder olhar diretamente para cima. Espere de 20 a 30 minutos, para que seus olhos se acostumem à escuridão. Olhar para o celular ou outras telas vai prejudicar a sua observação e pode lhe deixar com tonturas. Siga estas dicas e será mais fácil conseguir enxergar os meteoros.
Invista em equipamentos para melhor observar eventos astronômicos
Observar e apreciar eventos astronômicos é um hobby para muitos e uma profissão para outros. Se você gosta de reservar um tempo para esta prática, considere investir em alguns equipamentos para deixar suas observações ainda melhores, como um telescópio ou um binóculos. Além disso, alguns equipamentos protegem os seus olhos durante o uso.
Óculos para observação de eclipse solar
O óculos solar possivelmente é o acessório mais difícil de encontrar aqui no Brasil. Ele possibilita realizar a observação de eventos solares sem causar danos aos olhos. A diferença deste óculos para os óculos de sol comuns, é que este possui uma película protetora certificada internacionalmente que protege os olhos das radiações nocivas emitidas pelo sol. Além disso, ele atende aos requisitos da ISO 12312-2, instrução normativa para filtros utilizados em acessórios de observação direta do sol.
Uma opção de óculos solar seguro é esta que encontramos no site da Eclipse Glasses.
Telescópio
O telescópio é o acessório mais utilizados em observações de eventos astronômicos. Além de poder observar eventos que ocorrem na terra ou próximo dela, ainda é possível observar a lua, outros planetas e as suas e até mesmo as estrelas mais distantes que o sol.
No Brasil, por sorte, temos uma grande variedade de telescópios para escolher. Segue uma lista com alguns telescópios bons a um preço acessível:
Telescópio Constellation F36050tx
Luneta com lente 6mm e 20mm. Para observação Lunar Terrestre.
Telescópio Monocular Andoer
Telescópio monocular refratador astronômico de grande abertura. Tubo de escopo principal de 300 mm, lente objeto de 70 mm, vem com 3 oculares (H6 mm, H20 mm e F12 mm), teleconversores 1,5 x e 3 x, ampliação ajustável de 15x a 150x. Perfeita para observar estrelas.
Telescópio Lorben 90060
Para observação terrestre e celeste. Apliação de até 675x.
Telescópio Uranum
Telescópio Refletor Newtoniano de grande abertura. Lente de 130mm objetiva e 650mm de Distância Focal. Perfeita para observar nebulosas, planetas, galáxias e estrelas.
Binóculos astronômico
O binóculos é outro item muito utilizado para observar eventos astronômicos terrestres. Por ser menor e mais prático de carregar, muitas pessoas acabam optando por ele. Diferente dos telescópios, o binóculos possui um limite de distância de observação muito menor, portanto você não conseguirá observar eventos e corpos celestes mais distantes.
Existem diversos tipos e modelos de binóculos, e cada um atende a uma necessidade diferente. Atente-se no momento da compra para adquirir um binóculos do tipo astronômico. A seguir, trazemos algumas sugestões de modelos de binóculos astronômicos:
Binóculo JIAXI Tucano Monarch
Binóculo astronômico profissional para visão noturna e diurna. Com alta resolução e até 1000m de alcance.
Binóculo Astronômico Profissional SkyLife
Binóculo de alta definição de imagens ideal para uso na astronomia. Através da conexão para tripés integrada pode-se fixar o binóculo em qualquer tripé com conexão de 1/4″. Distância para o olho de 18mm, alé dem viseiras de borracha macias e dobráveis para portadores de óculos.
Binóculo Lelong
Binóculo astronômico para iniciantes, bom para visão noturna e diurna. Com boa qualidade e imagens de alta resolução. Zoom de até 20x.
Binóculo JIAXI Tucano Profissional
Binóculo 60×90 com grande campo de visão. Com capacidade de ampliação da imagem em até oito vezes. Possui corpo emborrachado para melhor empunhadura e lentes de policarbonato para uma qualidade maior da imagem. Inclui estojo para transporte.
Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!