Você já experimentou esta deliciosa sobremesa? Saiba que ela é bem fácil de fazer. Aprenda como preparar a receita original da Torta de Banoffe!
A Torta de Banoffee basicamente possui um recheio de banana e caramelo de leite condensado. O nome “Banoffe” é uma palavra derivada do inglês, surgindo da união do nome dos seus principais ingredientes: Banana e Toffee (caramelo). Depois do sucesso da sobremesa, a palavra passou a designar qualquer alimento ou produto que tenho o sabor ou o aroma de banana com caramelo.
Curiosidade: A Origem da Torta de Banoffe
Pelo nome já percebemos que a origem, obviamente, é inglesa. A Banoffee Pie foi criada em 1974 no “The Hungry Monk Restaurant”, que pode ser traduzido como o Restaurante do Monge Faminto. O proprietário Nigel Mackenzie e seu chef Ian Dowding chegaram à receita final da Banoffe na tentativa de recriar a receita americana de “Blum’s Coffee Toffee Pie”.
A receita americana usava um caramelo, o doce de leite, feito a partir do cozimento lento de uma lata de leite condensado fechada durante algumas horas. Muitas tentativas foram feitas, usando maçã e até mandarinas, mas foi somente quando Mackenzie adicionou a banana que encontraram a receita perfeita. A junção da banana com o caramelo de leite condensado foi tão bem aceito pelos seus clientes, assim não tiveram outra opção a não ser deixá-la no cardápio. Desta maneira, acabou virando a sobremesa favorita de muitas pessoas, até mesmo de pessoas famosas e influentes da época, tal como a Dama de Ferro, Margaret Thatcher.
Aqui no Brasil, usando o nosso já conhecido doce de leite e uma das frutas mais consumidas no pais, a banana, não tinha como dar errado. Algumas redes de restaurantes famosos a incluem em seus cardápios por serem muito bem aceitas pelos consumidores brasileiros. Este é o caso do Outback, que recentemente lançou a sua versão da Banoffe, que leva uma base crocante de brigadeiro para deixar a receita ainda melhor.
Receita de Banoffe
Vamos ao que mais nos interessa: a receita de Torta de Banoffe! A sobremesa é preparada em duas etapas. Primeiro fazemos a base, depois o recheio.
Ingredientes
Base:
- 270 gramas de biscoitos maisena ou 58 biscoitos
- 200 gramas de manteiga sem sal derretida ou 1 xícara
- 1 colher (chá) de canela em pó ou 3 gramas
Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 6 bananas nanicas ou caturra (ou suficiente para preencher a travessa)
- 600 gramas de nata
- ¼ xíc. (chá) de açúcar refinado ou 45 gramas
- Pó de café, chocolate em pó ou canela em pó para polvilhar
Modo de Preparo
Base:
- Triture os biscoitos até obter uma farofa fina.
- Derreta a manteiga e jogue por cima da farofa. Acrescente também a canela em pó. Misture bem, até formar uma massa.
- Separe uma refratária ou assadeira de mais ou menos 20 por 30 cm, e coloque a massa dentro dela. Cubra a forma com a massa, apertando com a ponta dos dedos e subindo um pouco pelas laterais, de forma que a massa fique compactada.
- Leve ao congelador até que a massa esteja completamente congelada.
- Se você quiser desenformar a torta, asse em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos. Depois, deixe esfriar. Deve ficar sequinha e crocante.
- Se preferir servir na forma, pode montar a torta sem assar a base.
Recheio:
- Cozinhe o leite condensado na pressão por 30 minutos. Pode adicionar com lata mesmo. Este cozimento do leite condensado o torna doce de leite.
- Pique a bana em rodelas ou em fatias.
- Use a batedeira e bata a nata com o açúcar refinado até o ponto de chantilly.
- Monte as camadas: primeiro despeje o doce de leite; em seguida cubra com as banana picadas; por fim, coloque o chantilly.
- Por último, polvilhe com pó de café, chocolate em pó ou canela em pó, o que você preferir.
- Leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.