Com site reativado, mensagem misteriosa de fundador continua a intrigar a todos os fãs e entusiastas com possível retorno do Orkut ainda em 2022.
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
No dia 27 de abril, o site oficial do Orkut foi reativado, junto de uma mensagem misteriosa de seu fundador, o engenheiro de software turco Orkut Buyukkokten. Além de prometer novidades, ele buscou relembrar os principais momentos da plataforma, em clima totalmente nostálgico, como o lançamento da rede social, ocorrido há 17 anos, e também quando atingiu a marca 300 milhões de usuários.
Criado em 2004, o Orkut foi a primeira rede social a se popularizar no Brasil. Mesmo com o acesso à internet restrito, foram registrados mais de 30 milhões de brasileiros ativos.
Em sua mensagem, o engenheiro deixa suas críticas sobre o formato de operação das principais redes sociais da atualidade: “Nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas” – “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir” – “Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los”.
Confira a mensagem na íntegra:
Retorno do Orkut levanta especulações sobre funcionamento da plataforma
Ao passo que critica o fato de que as redes sociais atuais não conseguirem ter efeitos reais e duradouros nas relações sociais, ainda deixou sua opinião sobre o crescente e lucrativo comércio de dados nas plataformas.
Caso você não saiba, as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter monitoram a atividade de seus usuários, para que possam indicar conteúdos mais relevantes para as pessoas. De quebra, utilizam estas informações coletadas e vendem para empresas que desejam anunciar seus produtos para um determinado público daquela plataforma.
Existem vários estudos que associam o uso excessivo de redes sociais com desenvolvimento de transtornos de ansiedade, medo e depressão.
Diante disso, é esperado que a nova versão da plataforma tenha um formato totalmente diverso do que ficamos acostumados a utilizar nos últimos anos. A possibilidade do retorno do Orkut levanta inúmeras questões sobre como esse retorno aconteceria, quais seriam as funcionalidades dessa nova rede e como ela se relacionaria com as marcas e com as concorrentes.
Comunidades
Um exemplo de como o Orkut deve conectar com os gostos e necessidades das pessoas deve ser uma versão aprimorada das comunidades, um recurso lembrado tão famoso que até hoje é lembrado com muito carinho pelos antigos usuários. As comunidades reuniam pessoas com gostos em comum pelos mais variados temas, desde música até jogos. Isso facilitava as relações e o encontro de afinidades.
O possível retorno do Orkut chega em um momento em que as marcas estão aproveitando as redes sociais para desenvolver as suas próprias comunidades e conexão com os usuários de redes. Elas usam os algoritmos como dados para reforçar a sua comunicação e chegar às pessoas que são seu público-alvo com maior precisão.
O Orkut sempre foi um rede social voltada para nichos, sendo o próprio usuário que escolhia com qual nicho gostaria de se envolver, sem ter um algoritmo recomendando por trás.
Criação de conteúdo com qualidade
A plataforma antecedeu a era de monetização das redes e do surgimento de criadores de conteúdo. Manter esse formato pode ser positivo para pessoas que não gostam de produzir conteúdo o tempo todo e buscar engajamento constante, tal como ocorre nas plataformas atualmente. Quem deixa de postar ou de engajar seu público, acaba perdendo espaço nestas redes.
Porém, nem sempre esta é a melhor estratégia para determinados tipos de negócios. De quebra, seria benéfico para determinados grupos que evitam a publicidade.
Leia mais:
- Como ganhar dinheiro no Kwai
- Saque do FGTS: Nascidos em junho podem solicitar até R$ 1 mil – Saiba como
- Como ganhar dinheiro com Manutenção de Celulares
Apesar do anúncio, retorno do Orkut ainda é especulação
Mesmo que o fundador da rede social tenha se pronunciado sobre o relançamento da plataforma, tudo ainda está no campo da especulação. Não é possível fazer login ou cadastrar-se na plataforma, tampouco acessar os dados de contas antigas.
Não é possível saber em qual estágio está o trabalho de desenvolvimento da nova plataforma. Também não é possível saber se será uma nova rede social ou se será um Orkut repaginado.
Tudo ainda é um incógnita. O que nos resta é esperar e torcer para que o Orkut, dos tempos de ouro da internet brasileira, tenha um retorno triunfal.
Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!