Round 6: Curiosidades e teorias sobre a série

Em pouco tempo após seu lançamento, o thriller de sobrevivência coreano ”Round 6” está a ponto de virar a série da Netflix mais assistida de todos os tempos. Já ultrapassou, sem esforço, sucessos de audiência como ‘The Witcher’ e ‘Stranger Things’, e está no top 10 de mais de 90 países. O fãs aguardam ansiosos por um anúncio de renovação da série para um nova temporada, em busca de respostas para vários pontos da série que ficaram em aberto.

A série

Caso você ainda não tenha assistido, ‘Round 6’ mostra como um grupo selecionado de coreanos, que vivem em uma situação miserável e enormes dívidas, são convidados para um jogo misterioso, que dá a chance de ganhar um grande soma de dinheiro e, consequentemente, a oportunidade de ter um recomeço.

Uma vez que aceitam participar do jogo, os jogadores devem participar de brincadeiras populares infantis, divididas em seis etapas. Algumas delas são tipicamente coreanas, tal como o ‘jogo da lula’ que é explicado logo no início da série, e outras como ‘batatinha frita 1, 2, 3’ ou ‘cabo de guerra’ são conhecidas em outros países.

Porém se engana quem pensa que o jogo consiste basicamente disso. O problema é que a pessoa que comete um erro ou perde uma brincadeira morre imediatamente! Este é um dos lados obscuros de ‘Round 6’, e é mostrado com todos os seus detalhes sangrentos, o que tem chocado a muitos espectadores. Além disso, a série retrata outros tipos de cenas perturbadoras, como a falta de empatia que um sente com o outro para conseguir o que quer e o comércio ilegal de órgãos. No entanto, a série parece exercer uma fascinação em quem começa a assistí-la, de forma que não é mais possível parar.

Trailer Oficial – Round 6 (2021)

A violência e suspense de ‘Round 6’ são um exemplo claro da crítica dos cineastas coreanos à sociedade capitalista. Enquanto há pessoas extremamente ricas, outras nem mesmo conseguem sobreviver. Os mais ricos e fortes, abusam do poder que possuem, usando os mais fracos enquanto oferecem migalhas em troca, e utilizando isso como uma forma de diversão, acabando por humilhar os que já estão em uma situação crítica. Esta injustiça é abordada na série através do enredo e diálogos.

Curiosidades de Round 6

Trouxemos algumas curiosidades sobre a série que está dando o que falar. Confira a seguir.

Alerta de Spoiler: caso ainda não tenha assistido a série, recomendamos que primeiro a assista para prosseguir. Seguir com a leitura fica por sua conta e risco.

O jogo da lula

Você sabia que apenas no Brasil a série tem o nome de ‘Round 6’? No restante do mundo, a série recebeu o nome de ‘Squid Game’, ou Jogo da Lula, em inglês. O jogo da lula é uma brincadeira típica da coreia. É explicado logo no primeiro capítulo da série, sendo também um dos 6 jogos que os participantes devem jogar.

‘Round 6’ foi o nome que a série recebeu quando ainda estava em fase de projeto e não tinha recebido o nome definitivo. Mas o motivo pelo qual a série não ter mantido o nome final aqui no Brasil, segundo a Netflix, ocorreu devido ao “jogo da lula” não ser conhecido no Brasil – e, para o streaming, isso poderia não gerar uma conexão direta com o público. Já o nome escolhido por aqui, Round 6, faz referência à quantidade de etapas presentes na competição da série. Muitos acreditam que exista uma motivação política, mas a plataforma negou isso e informou que a escolha não tem conexão com a política.

O convite misterioso

Na série, após a abordagem do agente, cada jogador recebe um convite com um número de telefone, para onde tinham que ligar caso quisessem entrar no jogo. O número do telefone é claramente mostrado nas cenas.

Acontece que esse número de telefone coreano realmente existe, e acarretou problemas a dona dele, Kim Gil-young. Ela conta que está recebendo cerca de 4 mil ligações ao dia. Ela relatou que até mesmo um candidato presidencial sul-coreano ofereceu-se para comprá-lo. Segundo o Washington Post, a Netflix se prontificou a tentar resolver a situação e vai editar as cenas em que o número aparece.

O biscoito

Em um dos desafios, os jogadores precisam cortar a forma de um doce típico coreano. Chamados de dalgona, os doces são feitos simplesmente de açúcar e bicarbonato de sódio. Freqüentemente, têm uma forma marcada em cima deles, como um guarda-chuva, uma estrela, um quadrado ou um círculo.

É um jogo tradicional no país asiático, mas depois de ‘Round 6’ o mundo inteiro quer tentar. Existem vários bares oferecendo doses grátis de bebida para quem conseguir realizar a façanha.

A boneca de Round 6 existe de verdade

A boneca que faz ‘Batatinha Frita 1, 2 3’, no primeiro episódio, realmente existe. Ela fica na entrada de um museu de carruagens chamado Macha Land, no condado rural de Jincheon, a três horas ao norte da capital Seul. Agora, de volta ao seu lugar de origem, pode ser vista por qualquer um novamente.

Porém, o museu cometeu um erro ao expor a boneca ao ar livre, porque o objetivo inicial era guardá-la, para depois realizar uma exposição especial de ‘Round 6’.

Boneca de Round 6
Boneca do primeiro episódio – Reprodução Netflix

Além disso, ela possui uma irmã gêmea: após o sucesso da série, uma réplica da boneca foi vista recentemente na faixa de pedestres de um shopping center em Manila, nas Filipinas. A boneca filipina monitora os transeuntes que se aproximam da faixa, enquanto canta a estranha música do jogo, igualzinho na série. Se um pedestre tenta cruzar a faixa com o sinal vermelho, ela gira a cabeça e pisca seus olhos vermelhos de LED diretamente para ele. Mas, felizmente, é aí que termina a imersão, sem mortos ou feridos.

Batatinha Frita 1, 2, 3

Apesar de a dublagem ter sido feita com “Batatinha frita….”, a tradução literal da fala da boneca seria algo como “A rosa-de-Saron floresceu”. A flor é considerada um símbolo na Coreia do Sul.

A série quase não saiu do papel

O criador da série, Hwang Dong-hyuk, teve muitos problemas para conseguir que alguém a financiasse. ‘Round 6’ é tão violenta e continha tantas críticas implícitas que ninguém ousava fazê-la. Hwang começou a escrevê-la em 2008, mas só agora conseguiu ver seu projeto na tela.

Teorias dos fãs sobre Round 6

Na série, vemos vários assuntos delicados sendo abordados de forma leve a brutal. Com tantas histórias em jogo, teorias sobre esses fatos estão aparecendo cada vez mais nas redes sociais e fóruns. Confira a seguir algumas das ideias mais interessantes de fãs que encontramos sobre ‘Round 6’ na internet!

 As cores dos cartões Ddajki determinam as funções dos participantes

Uma das teorias mais populares gira em torno de como os jogadores e guardas são recrutados para a competição: quem pega o cartão azul acorda como jogador e quem pega o cartão vermelho vira guarda. Porém, em nenhum momento da série temos luzes de onde vêm os guardas de ‘Round 6’.

As três cores principais são simbólicas

Algumas cores exibidas na série são marcantes. Há uma teoria na internet que diz que as cores refletem escolhas e papéis dos personagens na competição. As três cores principais – magenta, ciano e amarelo – demonstram o vínculo a um sistema, as pessoas no programa e dinheiro, respectivamente.

Quando Ciano (pessoa) persegue Amarelo (dinheiro), ele se torna Verde (jogador). O Frontman teria todas as cores porque é uma pessoa (ciano) que se transformou em jogador (verde) e ganhou dinheiro (amarelo) – por isso sua roupa é preta.

A morte de cada personagem principal é prenunciada

As mortes dos personagens principais de Round 6 foram prenunciadas. Existem alguns paralelos e prenúncios do programa, como quando Deok-su salta de uma ponte para escapar de cobradores e, no quinto jogo, morre caindo de uma ponte.

Sae-byeok também ameaça cortar a garganta de uma pessoa e, no final, é ela quem encontra o destino.

O avião de Gi-Hun foi sabotado

No episódio final, Gi-hun decide ir para o Estados Unidos visitar sua filha, mas não consegue embarcar no avião. Alguns internautas acreditam que o avião foi sabotado e iria explodir. O prenúncio teria vindo em um episódio anterior, quando alguém diz “Rico ou pobre, em um acidente de avião vocês são todos iguais”.

Se comprovada, a teoria mudaria o significado por trás da insistência do Frontman para que Gi-hun pegasse o avião.

Round 6 é uma competição internacional

Alguns usuários do Reddit levantaram a hipótese de que o mesmo jogo ocorre em vários lugares do mundo ao mesmo tempo. Há um comentário entre dois dos VIPs, dizendo que “os jogos desta edição têm sido incríveis” e o outro diz que “o concurso na Coreia foi o melhor”.

Há ainda a hipótese de que os VIPs se revezam hospedando os jogos em seus próprios países — por isso que eles se referem a Il-nam como anfitrião.

Jun-Ho não está realmente morto

A morte de Jun-ho foi triste, mas pode não ser o fim dele. Na série, geralmente só confirmamos que os personagens morreram quando vemos o corpo. Além disso, o enredo de Jun-ho não foi concluído: suas últimas palavras para In-ho são “Irmão, por quê?”.

Há um conjunto extra de bolinhas de gude na casa de Il-Nam

A falsa morte de Il-nam poderia ter sido evitada se Gi-hun ouvisse Il-nam. Quando Il-nam estava em surto, iria revelar uma maneira para ele e Gi-hun passarem com segurança pela fase.

Se Gi-hun esperasse ele entrar em casa, poderia haver um jogo extra de bolinhas lá, e os dois terminariam a fase com vinte bolinhas cada.

Os números de Gi-Hun e Il-Nam são simbólicos

Alguns internautas trouxeram a questão de que Gi-hun representaria o fim do jogo como uma instituição de longa duração, com o número 456. Por outro lado, Il-nam é o número 001 porque representa a origem do jogo.

Il-Nam é o pai de Gi-Hun

Existem duas cenas específicas que corroboram para esta teoria. Quando Il-nam comenta como Gi-hun deve ter levado muitas surras quando criança, e quando Il-nam conta a Gi-hun que a vizinhança no quarto jogo parece familiar e o protagonista responde que também se parece com o lugar onde ele cresceu.

A teoria propõe ainda que Il-nam criou a competição para encontrar seu filho, porque ele tem demência e quer que Gi-hun continue a tradição.


Gostou das curiosidades e teorias sobre Round 6? Deixa um comentário aqui falando o que você achou da série!

Edição Tropicana Dicas

Dicas diversas para sua casa, lifestyle, viagens, descontos, promoções, compras online, sociedade, cursos e aprendizado, animais e social media 🙆‍♀️🙋‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.