Cuidado: Criminosos se passam pela Receita Federal para aplicar golpes

Criminosos se passam pela Receita Federal, utilizando o nome e imagem da instituição, exigindo pagamento de falso imposto ou atualização cadastral via correspondência.


Novas fraudes envolvendo o nome e a imagem da Receita Federal começaram a circular no país. As fraudes, que possivelmente tiram proveito de informações hackeadas de bancos, utilizam de correspondências para enviar comunicações falsas e deixar a vítima confusa, visto que estes tipos de golpes geralmente ocorrem através de meios online.

Os golpes

Em um dos golpes identificados, os criminosos enviam uma correspondência para a vítima exigindo o pagamento de um falso Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), como forma de liberar o valor de um empréstimo ou financiamento pendente. As cobranças ilícitas são enviadas ao endereço de pessoas que negociaram empréstimos em instituições financeiras. No mesmo documento, a vítima recebe dados bancários para depósito e uma assinatura falsa de um dos funcionários da Receita.

Em outra fraude, os criminosos agem de forma semelhante, enviando uma correspondência intimando o contribuinte a realizar uma atualização cadastral. A correspondência fraudulenta contém o endereço de um link para acesso e atualização de dados bancários. Porém, quem observar bem, vai notar que o endereço eletrônico mencionado não possui qualquer relação com os serviços online oferecidos pela Receita Federal.

Como se proteger

A Receita Federal orienta aos contribuintes para que, caso recebam estes tipos de correspondências, as destruam e não acessem qualquer tipo de link escrito nela, visto que ao acessar estes sites, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar dados pessoais, bancários e fiscais.

Quem deseja realizar alterações cadastrais ou consultar informações junto ao Fisco federal, devem acessar o site oficial pelo endereço receita.economia.gov.br. Nenhum outro site está autorizado a fornecer serviços ou realizar procedimentos em nome da Receita Federal.

Caso o contribuinte não possa utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal. Quem tiver dúvidas ou queira fazer uma denúncia, a organização orienta para entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério da Economia.

Edição Tropicana Dicas

Dicas diversas para sua casa, lifestyle, viagens, descontos, promoções, compras online, sociedade, cursos e aprendizado, animais e social media 🙆‍♀️🙋‍♂️

2 thoughts on “Cuidado: Criminosos se passam pela Receita Federal para aplicar golpes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.