Para os clientes, pode ser cedo para começar a pensar na Páscoa de 2022. No entanto, para os estabelecimentos, o momento é agora, principalmente para garantir a atualização com as tendências. Ainda mais se considerar que este será o primeiro ano que os estabelecimentos poderão funcionar com portas abertas desde o início da pandemia em 2020.
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Chocolate é um alimento popular o ano todo, mas a Páscoa é o grande evento do ano para o setor, visto que a procura é muito maior, ainda mais por oferecer produtos diferenciados que atraem crianças, jovens e adultos. O que não faltam são ideias para lucrar nessa data recheada de novidades, encanto e diversão.
Hoje em dia, os doces especiais de Páscoa vão muito além dos famosos e tradicionais ovos de chocolate. O cardápio tem se gourmetizado tanto que as sugestões são inúmeras de chocolates caseiros para agradar o paladar da clientela e ganhar dinheiro com a venda de chocolates clássicos, nobres e até mesmo exóticos.
Além das pessoas que já trabalham nesse ramo, muitas também aproveitam a Páscoa para aprender a fazer ovos de Páscoa e começar um novo negócio que conquiste a clientela, já que a venda de chocolates dispara muito ao se comparar com o restante do ano.
Páscoa 2022 promete ser lucrativa
A expectativa da indústria sempre é ultrapassar os registros de vendas do ano anterior. Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), ao Instituto Kantar, mostra que a indústria de chocolate produziu 511 mil toneladas de janeiro a setembro de 2021, um crescimento de 44%, quando comparado com o mesmo período de 2020.
Já em 2020, o setor apresentou um incremento de 2,4% em comparação com o ano anterior, representando um montante superior a R$ 11 bilhões, valor estimulado pelo consumo doméstico. Foram produzidas então cerca de 8,5 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa.
Um fato a ser considerado é que a pandemia de coronavírus alterou fortemente os hábitos dos consumidores. Com o fechamento do comércio como um todo, como forma de conter o avanço da pandemia, grande parte da produção e consumo de chocolates passaram a ser realizados em casa.
Além disso, para se adaptar a clientes em isolamento social e sobreviver, o comércio de chocolate se reestruturou rapidamente e investiu ainda mais em seus canais de venda on-line, mídias sociais e aplicativos de entrega para venda de seus produtos. Respondeu assim a um novo comportamento dos brasileiros relacionado ao consumo de chocolates.
Custos aumentaram
Apesar da projeção otimista para o setor, é necessário considerar que o preço do chocolate, em geral, é impactado por diferentes fatores que podem alterar os lucros dos produtores. O cacau, o açúcar e o leite, por exemplo, assim como as entregas e possíveis impostos, podem influenciar na formação do preço de venda.
No caso dos ovos de Páscoa, é necessário considerar que o processo de produção é complexo, envolvendo também custos com embalagem e armazenamento.
Tendências para a Páscoa 2022
Considerando tudo o que falamos até aqui, separamos algumas tendências para você se atualizar e se preparar para lucrar ainda mais nesta Páscoa 2022. O segredo é ir além dos ovos de chocolate tradicionais, trazendo modelos diferenciados e que chamam a atenção tanto pelo exterior quanto pelo sabor. Confira a seguir!
Ovo de páscoa tradicional
Este é o tipo mais comum de ser encontrado, podendo ter uma casca de chocolate ao leite, branco, amargo ou meio amargo, até uma casca crocante. Ele sempre vem com alguns bombons ou alguma surpresa dentro dele.
Mesmo sendo o mais comum, a procura por este tipo de ovo é grande, pela sua simplicidade e preço mais acessível, mas sem abrir mão da qualidade. É uma boa aposta para opção de bom custo-benefício e geralmente tem bastante saída.
Uma dica é utilizar este formato também e oferecer mini ovos de páscoa. Em formato reduzido, eles podem ser ótimas opções de brindes, para acompanhar outros produtos, como cestas, ou mesmo para compor um pedido diferente.
Ovo de Páscoa Trufado (Gourmet)
Esta é outra delícia dessa época do ano, que é tendência para 2022. É uma opção recomendado para os clientes que preferem ovos de páscoa bem doces. Isto porque a casca desses ovos de chocolate vem totalmente recheada e deixa os apaixonados por doce com água na boca.
O ovo de páscoa trufado pode contar com diversos tipos de recheios como: brigadeiro, ganache, creme de avelã, leite condensado, recheios crocantes, com coco, baba de moça, entre muitos outros. Uma maneira de deixar o ovo de páscoa trufado menos enjoativo é utilizar chocolate amargo em sua casca.
Geralmente são os mais caros do menu, visto que utilizam ingredientes mais especiais, além de exigir um preparo mais sofisticado. Invista em ingredientes de qualidade e com variedade de recheios, o que pode atrair um número maior de pessoas com interesse na experimentação. Além disso, capriche na decoração para valorizar o produto e diferenciá-lo dos demais.
Ovo de colher
Este é um dos queridinhos pelos amantes de doces de páscoa, tendo feito muito sucesso no últimos anos. A tendência é que continue sendo muito procurado nesta Páscoa 2022.
O ovo de páscoa de colher também possui uma grande variedade de recheios a seu dispor como prestígio, ganache, brigadeiro, creme de avelã, leite condensado, bolo de cenoura, doce de leite, recheios com frutas entre tantos outros.
O mais legal do ovo de páscoa de colher é que a decoração dele também pode ser super bem elaborada, afinal, ele fica aberto, por isso, dá para usar e abusar dos confeitos, caldas, frutas entre outros quitutes para deixar o ovo de páscoa de colher ainda mais apetitoso e original.
Nesse sentido, vale a pena oferecer uma maior variedade de sabores e fugir da obviedade nesta Páscoa 2022.
Por exemplo, que tal oferecer ovos de colher nos sabores churros, pudim, palha italiana e outras opções não tão usuais? Essa escolha diferencia o seu estabelecimento e atiça a curiosidade do público.
Trufas
As trufas são produtos mais simples e que exigem menos gastos na produção e na aquisição. Então, especialmente em tempos de crise econômica, em que o poder de compra é menor, opções como essas são bem-vindas. Afinal, elas funcionam como uma lembrança para a data que não mexe tanto no bolso.
Aqui você também pode esbanjar da criatividade, fazendo trufas com cascas de chocolate branco, chocolate preto, misto e inovando nos recheios. Para tornar esses itens mais especiais e diferenciados, uma boa tática é investir na embalagem. Ela pode ser personalizada com frases ou até mesmo fotos escolhidas pelo cliente, por exemplo. Tudo para agregar mais valor ao produto e dar um tom de originalidade ao seu produto.