Tendências Páscoa 2023: Oportunidades para vender muito
Para os clientes, pode ser cedo para começar a pensar nas tendência da Páscoa de 2023. No entanto, para os estabelecimentos, o momento é agora. Fique por dentro de todas as novidades e tendências da Páscoa e confira algumas dicas para se atualizar, vender e lucrar muito nesta Páscoa!
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Chocolate é um alimento popular o ano todo, mas a Páscoa é o grande evento do ano para o setor, visto que a procura é muito maior, ainda mais por oferecer produtos diferenciados que atraem crianças, jovens e adultos. O que não faltam são ideias para lucrar nessa data recheada de novidades, encanto e diversão.
Hoje em dia, os doces especiais de Páscoa vão muito além dos famosos e tradicionais ovos de chocolate. O cardápio tem se gourmetizado tanto que as sugestões são inúmeras de chocolates caseiros para agradar o paladar da clientela e ganhar dinheiro com a venda de chocolates clássicos, nobres e até mesmo exóticos.
Além das pessoas que já trabalham nesse ramo, muitas também aproveitam a Páscoa para aprender a fazer ovos de Páscoa e começar um novo negócio que conquiste a clientela, já que a venda de chocolates dispara muito ao se comparar com o restante do ano.
Páscoa 2023 promete ser lucrativa
Para os clientes, pode ser cedo para começar a pensar nas tendência da Páscoa de 2023. No entanto, para os estabelecimentos, o momento é agora, principalmente para garantir a atualização com as tendências e atender melhor aos gostos e necessidades dos clientes. Ainda mais neste momento de retomada da economia, em que a promessa de lucro se torna maior.
A expectativa da indústria sempre é ultrapassar os registros de vendas do ano anterior. Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), ao Instituto Kantar, mostra que a indústria de chocolate produziu 511 mil toneladas de janeiro a setembro de 2021, um crescimento de 44%, quando comparado com o mesmo período de 2020.
De acordo com levantamento do Instituto Kantar encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o setor de chocolates apresentou um crescimento de 10,3% no total de unidades comercializadas de janeiro a setembro 2022, se comparado ao mesmo período no ano anterior. Ao todo, foram 1,75 bilhão de itens vendidos, segundo os dados coletados e analisados pela Kantar. O aumento no consumo alavancou também a economia ao fazer com que o faturamento total do setor no período chegasse a R$7,2 bilhões, registrando um crescimento de 16,3%.
Tendências de Consumo Páscoa 2023
Um fato a ser considerado é que a pandemia de coronavírus alterou fortemente os hábitos dos consumidores. Com o fechamento do comércio como um todo, como forma de conter o avanço da pandemia, grande parte da produção e consumo de chocolates passaram a ser realizados em casa.
Desta forma, os pesquisadores avaliaram os impactos no consumo dentro e fora de casa. O consumo fora de casa foi impactado positivamente e cresce em relação ao período pandêmico. Em unidades a representatividade foi de 27,1% no acumulado até setembro de 2021, e em 2022 o número foi de 28,9%. Já em relação ao valor a representatividade no consumo fora de casa foi de 28,1% acumulado até setembro de 2021, e 30,3% em 2022.
O aumento de compradores tanto dentro de casa quanto fora de casa foi responsável pela melhora no desempenho geral do setor, ao contribuírem com incremento no volume e valores arrecadados no período.
O consumo de embalagens pequenas é destaque junto aos consumidores, produtos de 80 a 90g são os mais vendidos para consumo dentro de casa, enquanto fora de casa os itens de 31 a 79g, como bombons e trufas, são os principais produtos de cacau que auxiliaram no crescimento. Além disso, entre as preferências do público consumidor, o chocolate ao leite ocupa o posto de favorito entre os brasileiros.
Além disso, para se adaptar a clientes em isolamento social e sobreviver, o comércio de chocolate se reestruturou rapidamente e investiu ainda mais em seus canais de venda on-line, mídias sociais e aplicativos de entrega para venda de seus produtos. Respondeu assim a um novo comportamento dos brasileiros relacionado ao consumo de chocolates.
Custos aumentaram
Apesar da projeção otimista para o setor, é necessário considerar que o preço do chocolate, em geral, é impactado por diferentes fatores que podem alterar os lucros dos produtores. O cacau, o açúcar e o leite, por exemplo, assim como as entregas e possíveis impostos, podem influenciar na formação do preço de venda.
No caso dos ovos de Páscoa, é necessário considerar que o processo de produção é complexo, envolvendo também custos com embalagem e armazenamento.
Tendências para a Páscoa 2023
Considerando tudo o que falamos até aqui, separamos algumas tendências para você se atualizar e se preparar para lucrar ainda mais nesta Páscoa 2023. O segredo é ir além dos ovos de chocolate tradicionais, trazendo modelos diferenciados e que chamam a atenção tanto pelo exterior quanto pelo sabor.
Caso você prefira ir além e realmente queira se destacar dos concorrentes, considere investir em algum curso de especialização. Em um post anterior, falamos um pouco sobre alguns do melhores cursos de Ovo de Páscoa online. Alguns destes cursos que listamos oferecem, inclusive, certificados de conclusão, que você poderá expor em algum quadro no seu estabelecimento e mostrar para seus clientes que seus produtos possuem qualidade.
Ovo de páscoa tradicional
Este é o tipo mais comum de ser encontrado, podendo ter uma casca de chocolate ao leite, branco, amargo ou meio amargo, até uma casca crocante. Ele sempre vem com alguns bombons ou alguma surpresa dentro dele.
Mesmo sendo o mais comum, a procura por este tipo de ovo é grande, pela sua simplicidade e preço mais acessível, mas sem abrir mão da qualidade. É uma boa aposta para opção de bom custo-benefício e geralmente tem bastante saída.
Uma dica é utilizar este formato também e oferecer mini ovos de páscoa. Em formato reduzido, eles podem ser ótimas opções de brindes, para acompanhar outros produtos, como cestas, ou mesmo para compor um pedido diferente.
Ovo de Páscoa Trufado (Gourmet)
Esta é outra delícia dessa época do ano, que é tendência para 2023. É uma opção recomendado para os clientes que preferem ovos de páscoa bem doces. Isto porque a casca desses ovos de chocolate vem totalmente recheada e deixa os apaixonados por doce com água na boca.
O ovo de páscoa trufado pode contar com diversos tipos de recheios como: brigadeiro, ganache, creme de avelã, leite condensado, recheios crocantes, com coco, baba de moça, entre muitos outros. Uma maneira de deixar o ovo de páscoa trufado menos enjoativo é utilizar chocolate amargo em sua casca.
Geralmente são os mais caros do menu, visto que utilizam ingredientes mais especiais, além de exigir um preparo mais sofisticado. Invista em ingredientes de qualidade e com variedade de recheios, o que pode atrair um número maior de pessoas com interesse na experimentação. Além disso, capriche na decoração para valorizar o produto e diferenciá-lo dos demais.
Ovo de colher
Este é um dos queridinhos pelos amantes de doces de páscoa, tendo feito muito sucesso no últimos anos. A tendência é que continue sendo muito procurado nesta Páscoa 2023.
O ovo de páscoa de colher também possui uma grande variedade de recheios a seu dispor como prestígio, ganache, brigadeiro, creme de avelã, leite condensado, bolo de cenoura, doce de leite, recheios com frutas entre tantos outros.
O mais legal do ovo de páscoa de colher é que a decoração dele também pode ser super bem elaborada, afinal, ele fica aberto, por isso, dá para usar e abusar dos confeitos, caldas, frutas entre outros quitutes para deixar o ovo de páscoa de colher ainda mais apetitoso e original.
Nesse sentido, vale a pena oferecer uma maior variedade de sabores e fugir da obviedade.
Por exemplo, você pode oferecer ovos de colher nos sabores churros, pudim, palha italiana e outras opções não tão usuais. Além disso, também tem a opção dos mini-ovos de colher, que são uma das tendências principais desta Páscoa 2023. Essas escolhas diferenciam o seu estabelecimento, além de atiçar a curiosidade do público.
Trufas
As trufas são produtos mais simples e que exigem menos gastos na produção e na aquisição. Então, especialmente em tempos de crise econômica, em que o poder de compra é menor, opções como essas são bem-vindas. Afinal, elas funcionam como uma lembrança para a data que não mexe tanto no bolso.
Aqui você também pode esbanjar da criatividade, fazendo trufas com cascas de chocolate branco, chocolate preto, misto e inovando nos recheios. Para tornar esses itens mais especiais e diferenciados, uma boa tática é investir na embalagem. Ela pode ser personalizada com frases ou até mesmo fotos escolhidas pelo cliente, por exemplo. Tudo para agregar mais valor ao produto e dar um tom de originalidade ao seu produto.
Páscoa para Crianças e Bebês
Outra tendência para a Páscoa 2023 são kits mini confeiteiro para que as crianças possam decorar seus ovos, cookies, cupcakes, biscoitos, etc. Essa é uma atividade gostosa, perfeita para entreter e estimular a criatividade dos pequenos de uma forma deliciosa.
Além dos kits de doces, você pode montar kits com com itens para pintura, almofadas e desenhos para colorir, ou ainda, brinquedos diversos como coelhos, kit para caça aos ovos e cenouras de feltro.
Ovos Cravejados ou Encrustados
Este tipo de ovo já tendência a alguns anos, sendo que nesta Páscoa 2023 não será diferente. Os ovos cravejados e o ovos encrustados são deliciosas opções que atendem ao público que gosta dos ovos de páscoa e ao mesmo tempo não dispensa os bombons.
A diferença entre os dois é que os ovos cravejados possuem bombons na parte de fora, na casca do ovo, enquanto que os ovos encrustados possuem bombons na parte de dentro.
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