Sisu 2023: Inscrições liberadas – Confira como fazer

No Sisu 2023, o estudante pode escolher até duas opções de curso, sendo possível alterá-los enquanto o período de inscrições estiver aberto.

Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram


A partir desta quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023, os estudantes interessados no Sisu 2023 já podem realizar sua inscrição de forma gratuita e exclusiva pelo site oficial do Sisu, sistema gerido pelo Ministério da Educação.

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é uma das mais importantes políticas sociais para estudantes de ensino superior. O Sisu deste ano de 2023 é direcionado para os estudantes que realizaram o Enem no ano de 2022 e que buscam pela tão sonhada vaga em uma universidade pública.

Para este primeiro semestre, o Ministério separou 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. 

As inscrições começam em 16 de fevereiro e vão até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 24 deste mês. O resultado do processo será divulgado no dia 28 de fevereiro, sendo que o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março, conforme o edital

Quem pode se inscrever no Sisu 2023?

Só poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu o candidato que tenha participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação.

Como fazer a inscrição no Sisu 2023?

  1. Acesse o site do Sisu e clique em “Fazer inscrição”. Esta opção vai direcionar você para a página de login do sistema. Para quem já tem uma conta no “Login Único” do Governo Federal, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, basta inserir o número do CPF e a senha. Caso contrário, é necessário criar uma conta gov.br.
  2. Após logar com a sua conta gob.br no sistema do Sisu, Confira se seus dados pessoais estão corretos na opção “Seus dados de contato”, presente no menu suspenso. Caso seja necessário atualizar seu cadastro, clique em “Atualizar agora”. Este passo é importante para você ficar por dentro das atualização em sua inscrição.
  3. Depois de checar suas informações, vá até a página inicial do sistema clique em “Minha inscrição”. Nesta seção você pode escolher até duas opções de curso. Clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
  4. Digite o nome do curso no qual deseja se inscrever e clique na opção sugerida pelo buscador que mais se encaixa no que você procura. Também é possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso na barra de buscas.
  5. Desça a barra de rolagens até identificar o curso, instituição e turno desejados. Ao clicar no curso de preferência, aparecem mais detalhes e modalidades disponíveis. Selecione a opção que melhor atende às suas necessidades clicando em “Escolher esta modalidade”.
  6. Leia atentamente as instruções sobre os documentos necessários e marque as caixas de texto presentes logo abaixo. Feito isso, clique em “Confirmar minha inscrição nesta opção” para concluir o processo.
  7. Para se inscrever na segunda opção de curso, basta clicar em “Fazer inscrição na 2° opção” e repetir o passo a passo acima. Nesta tela, também é possível checar o peso de suas notas para aquela opção ao clicar em “Sua nota nesta modalidade é de […]” ou ver novamente as instruções acerca da documentação e outras informações na opção “Ver documentos e informações”. Você também pode fazer alterações na opção de curso através dos botões “Cancelar inscrição” e “Escolher outro curso”.
  8. Você poderá conferir suas informações na parte de “Minha inscrição” e mudar suas opções enquanto durar o período de solicitação do Sisu.

Você não pode se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Você deve se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas para as quais se inscreverá no processo seletivo. 

Quando o Sisu 2023 fará as chamadas?

O processo seletivo do Sisu é constituído de uma única chamada, que ocorrem após as inscrições e divulgação das notas de corte. Neste momento, o candidato selecionado deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 2 a 8 de março.

O estudante deve ficar atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. Além disso, o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado ou não a sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. 

Como ver as vagas disponíveis nos cursos?

Dentro da plataforma é possível encontrar as universidades inscritas no sistema e seus respectivos cursos, com o número de vagas a serem ofertadas. Elas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Como política de ações afirmativas, algumas instituições de ensino superior oferecem vagas reservadas aos candidatos que se enquadram naquele tipo de cota, enquanto que outras adotam bônus na nota do candidato.

Para fazer a consulta, siga estes passos:

  1. Acesse o site do Sisu, desça a tela e clique em “Consultar oferta de vagas”.
  2. Na página que abrir, digite o nome do curso desejado e clique na opção correspondente.
  3. Veja as vagas disponíveis. Se quiser, você pode consultar diretamente as listas de municípios, instituições e cursos. Você também pode usar a opção de filtros para refinar a sua busca.

Como funciona a nota de corte no Sisu?

Cada universidade e cada curso tem autonomia para adotar pesos diferentes para as disciplinas. Por exemplo, a maioria das universidades dão peso dois ou três para a nota de redação em seus cursos, no geral. Normalmente, as disciplinas que mais têm a ver com o seu curso vão ganhar um peso diferenciado, como Português para quem deseja cursar Letras ou Química para quem quer cursar Farmácia, por exemplo.

Outras universidades podem estabelecer uma média mínima e uma nota mínima em uma disciplina para que um candidato conquiste a vaga. Um curso de Medicina, por exemplo, pode exigir que a média mínima seja de 400 pontos e que o candidato tire pelo menos 500 em Ciências da Natureza.

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas. Esta acaba por ser a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Por exemplo, se o curso de Engenharia da USP possui 30 vagas e o candidato que ocupa o 30ª lugar tem 700 pontos, esses 700 pontos são a nota de corte desse curso oferecido por essa universidade.

As notas de corte permitem que o candidato monitore sua inscrição e a elabore estratégias, sempre avaliando se vale a pena manter ou trocar de curso. Elas são divulgadas diariamente, a partir do segundo dia, e não garantem a vaga. Porém, elas dão um demonstrativo de como está a disputa pelo curso. Pode acontecer de vários candidatos se inscreverem em um curso só porque a nota de corte dele está baixa e ela saltar de um dia para o outro.


Siga a Tropicana Dicas no Google News para receber alertas com conteúdo novo e fresquinho!

Edição Tropicana Dicas

Dicas diversas para sua casa, lifestyle, viagens, descontos, promoções, compras online, sociedade, cursos e aprendizado, animais e social media 🙆‍♀️🙋‍♂️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.