Para resgatar dinheiro “esquecido” nos bancos, será necessário ter cadastro na plataforma Gov.br. Confira como fazer o cadastro e como solicitar o resgate no SVR – Sistema Valores a Receber.
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O BC (Banco Central) reabriu no dia 28/03/2023 o SVR – Sistema de Valores a Receber – através do qual o consumidor pode verificar se têm “dinheiro esquecido” em diversas instituições financeiras. O sistema estava parado desde abril do ano passado.
A partir de hoje, dia 07 de março de 2023, além de ser possível ver o valor, o consumidor também poderá resgatar esse dinheiro esquecido. Nesta etapa, estarão disponíveis R$ 6 bilhões para 38 milhões de pessoas físicas (CPFs) e 2 milhões de empresas (CNPJs) solicitarem o resgate do dinheiro esquecido.
Também será possível realizar a consulta de valores de pessoas falecidas, com acesso a herdeiros e testamentários. No caso de falecidos, as solicitações de saque serão liberados para herdeiros e representantes legais.
Resgate do dinheiro esquecido no SVR
Para solicitar o resgate dos valores, porém, é preciso ter um login na plataforma Gov.br, que reúne diversos serviços públicos federais. Assim, você poderá criar sua conta no portal Gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo. Com o cadastro da sua conta, o governo conseguirá identificar você quando solicitar algum serviço público digital.
O cadastro do cliente deve ser de nível prata ou ouro para liberar a opção de resgatar o dinheiro esquecido. Esta foi a forma que o Banco Central optou por fazer considerando questões de segurança. Desta forma, cada serviço público que o contribuinte deseja acessar exige um nível de segurança diferente.
Então, para acessar alguns serviços, você precisará apenas dos seus dados básicos. Já para acessar outros serviços, você precisará de uma conta com maior nível de segurança, como as contas prata e ouro.
Como fazer o cadastro no site do Gov.br?
O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo do Gov.br, disponível tanto para Android quanto para iOS, ou por meio da internet. Confira o passo a passo a seguir:
- Entre no Gov.br pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br“, e se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br“.
- Digite seu CPF, data de nascimento, celular e e-mail, seguindo as orientações para validar seu cadastro e criar sua conta.
- Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone ou e-mail cadastrados.
- Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para efetivar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos. Se passar deste tempo, é preciso realizar uma nova solicitação de envio.
- Após clicar no link de ativação, é necessário informar novamente o CPF e criar uma senha para o acesso. Clique em “criar senha” e informe a senha que desejar.
- Com o cadastro pronto, o último passo é acessar a conta, para verificar se tudo correu bem.
- Mais uma vez, acesse o portal do gov.br;
- Clique em “acessar a sua conta gov.br“;
- Informe o seu CPF e clique em “próximo”;
- Insira a senha cadastrada e clique em “entrar”;
- Agora a sua conta no gov.br está pronta e disponível para uso.
Como saber se sou prata ou ouro no Gov.br?
Ao entrar na conta, o aplicativo já mostra para o contribuinte qual é o nível de segurança e confiabilidade de sua conta.
Por padrão, as contas gov.br se iniciam no nível bronze quando criadas com CPF e senha. Mas é possível aumentar o nível da conta para prata e ouro.
Os níveis refletem a forma como a conta é criada ou validada. Esses níveis se diferenciam quanto alguns aos aspectos: quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados, os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados e as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.
Quanto maior a validação dos dados do usuário, em bases como as da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.
Como alterar a conta para nível prata ou ouro?
- Acesse o aplicativo gov.br, entre com seu CPF e senha e observe, logo no topo do aplicativo, a seção que mostra o atual nível da sua conta.
- Nesta seção, clique em “Aumentar nível”. Uma nova página abrirá exibindo todos os níveis de conta existentes. Clique em cada nível para ver os requisitos e vantagens dos diferentes níveis. Clique no botão “Aumentar nível da conta” para iniciar o processo.
- Conta Prata: Para a sua conta gov.br se tornar nível prata, é preciso realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo. Após o envio, o sistema do governo identificará a sua foto na base da CNH ou quando você faz login via internet banking com um banco credenciado.
- Se você for servidor público federal, seus dados também serão validados com usuário e senha do SIGEPE.
- Conta Ouro: Para a sua conta gov.br se tornar nível ouro, é preciso realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral. Também é necessário fazer a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
O Banco Central disponibilizou um vídeo com várias informações sobre como fazer e para que serve a conta Gov.br.
Como usar o SVR – Sistema Valores a Receber
Para poder consultar o dinheiro esquecido no SVR – Sistema de Valores a Receber, o consumidor poderá fazer sem precisar da conta Gov.br. Para isso, o contribuinte deve entrar na seção do site do Banco Central sobre valores a receber e preencher os dados solicitados: CPF e data de nascimento no casso de pessoas físicas e CNPJ e data de abertura da empresa no caso de pessoas jurídicas.
Porém, para resgatar o dinheiro esquecido, é necessário que o contribuinte interessado realize primeiro o seu cadastro no Gov.br e tenha uma conta de nível prata ou ouro, conforme já explicamos anteriormente. Feito isso, o usuário está pronto para acessar o site, consultar os valores e solicitar o resgate.
Se for para consultar e solicitar resgate de valores de pessoa jurídica, sua Conta gov.br precisa ter o CNPJ a ela vinculado, podendo ser qualquer tipo de vínculo, exceto de Colaborador.
Como resgatar dinheiro esquecido
Acesse o site e clique onde diz “consulte aqui”. Na página que abrir, selecione se você vai consultar pelo seu CPF ou CNPJ. Se for pelo CPF, insira o número no local indicado e informe a sua data de nascimento. Se for CNPJ, insira o número no local indicado e informe a data de abertura da empresa. Depois é só clicar em “Consultar”.
Feita a consulta, o sistema vai informar se você tem ou não valores a receber. Se não tiver fila de espera, você será transferido para a página de login da Conta gov.br. Caso tenha dinheiro para sacar, acesse a opção Meus Valores a Receber e logo em seguida leia e aceite o Termo de Ciência.
Para solicitar o valor, clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas. Preste atenção na data que o Sistema de Valores a Receber vai informar. Essa data será um agendamento, e você poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência nesse dia.
É importante salientar que, por questões de segurança e agilidade, a partir de agora o resgate poderá ser feito através de uma chave PIX. Se você ainda não tiver uma, terá que cadastrar para poder resgatar o dinheiro esquecido.
A) Se o sistema oferecer a opção Solicitar por aqui:
- Selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais;
- Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário;
- Nesse caso, você receberá o valor em até 12 dias úteis;
- Mesmo que você tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada. A instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição. Mas não forneça senhas a ninguém.
B) Se o sistema oferecer a opção Solicitar por aqui, mas não apresentar chave Pix disponível para seleção:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis;
- Se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.
C) Se o sistema não oferecer a opção Solicitar por aqui:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Se quiser, você pode exibir o comprovante que contém informações sobre o valor a receber, as solicitações realizadas e o protocolo de solicitação (caso tenha solicitado para receber via Pix).
No computador, você pode salvar, imprimir ou compartilhar esse comprovante para consultar no futuro. No celular, você pode compartilhar esse comprovante por e-mail ou em aplicativos de mensagens.
Para fazer a consulta e saber se há valor a receber em nome da pessoa falecida em algum banco, consórcio ou outra instituição, é preciso informar o CPF e a data de nascimento do falecido. E seguir o passo a passo igual ao de pessoa física.
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