Cuidados com a saúde durante a Primavera
A primavera chegou. É a estação mais bonita do ano, com muitas flores, frescor e cheia de cores. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre e vívido. Como o dia fica mais vivo, somos convidados por esse clima gostoso a ficar do lado de fora de casa, em lugares abertos para aproveitar cada momento. Porém, devemos estar atentos a alguns cuidados com a saúde durante a primavera.
Por ser tão convidativa para fazer atividades ao ar livre, com dias mais quentes e fins de semana animados para aproveitar com a família, a primavera acaba trazendo também alguns riscos para a saúde e bem estar. A chegada da primavera traz consigo, além das flores, doenças e agravos típicos da estação, que surgem principalmente devido ao aumento da temperatura, a baixa umidade do ar e a polinização das flores, exigindo alguns cuidados especiais.
Hidrate-se!
Muitas pessoas lembram do cuidado redobrado com a hidratação apenas no verão, já que os dias quentes são os maiores responsáveis pelos problemas relacionados a desidratação. Dentre os principais sintomas de desidratação podemos destacar:
- Cãibras
- Fadiga
- Frequência cardíaca elevada
- Tonturas ou vertigens
- Náuseas e vômitos
- Alterações visuais e auditivas
Entretanto, cabe lembrar que não apenas o sol oferece algum tipo de risco, mas também os ventos frescos e constantes, muito observados na primavera, que podem acima de tudo ressecar a pele. Por isso a hidratação na primavera é importante, para garantir o bem-estar da pele. Use cremes hidratantes e lembre-se de beber ao menos 2 litros de água por dia.
Deixe os ambientes arejados
Durante a primavera, as flores liberam o pólen no ar para perpetuar a espécie. Principalmente durante os próximos três meses, a saúde de pessoas com algum tipo de alergia a pó, poluição e pólen acaba fica ainda mais sensível. O surgimento de casos de infecções respiratórias e complicações por conta de crises alérgicas é muito comum.
Os grãos de pólen que ficam no ar acabam gerando irritação nas vias respiratórias e com isso o corpo acaba tendo crises alérgicas, rinite, coriza e coceiras frequentes no nariz. Em alguns casos, infecções respiratórias como bronquite e asma podem se manifestar também.
Uma forma de diminuir as chances destes problemas ocorrerem é deixando todos os ambientes arejados, com grande circulação de ar e entrada de luz natural. Além disso, recomenda-se fazer faxinas mais frequentes. Estes cuidados deixarão o ambiente mais agradável para sua saúde. Além disso, você pode utilizar umidificadores de ar, que ajudam a diminuir a ação das substâncias presentes no ar.
E para quem já tem um histórico de irritações alérgicas ou de infecções respiratórias, é interessante ter um inalador por perto quando as crises alérgicas derem as caras.
Limpe com produtos neutros
Durante a primavera, o pólen, o pó, a poeira e ácaros acabam agredindo a saúde das pessoas. Por conta dessa fragilidade, o ideal é que não sejam utilizadas mais coisas que podem agredir ainda mais o seu sistema respiratório.
Em outras estações, o uso de produtos com cheiro forte pode ser uma boa opção, mas na primavera é aconselhado que se utilize produtos neutros sem cheiro para evitar possíveis crises alérgicas no seu corpo. Água e sabão neutro podem ser suficientes para manter sua casa limpa durante essa estação. E o cheiro? Aproveite os aromas naturais que a primavera oferece.
Fungos e ácaros
Como acabamos de sair do inverno, roupas mais frescas estão no fundo do armário, sendo necessário tomar cuidado para não utilizar itens com poeira ou ácaros.
É ideal que seja feito uma lavagem com sabão neutro antes de utilizar as peças que estão guardadas a mais tempo. Além das roupas poderem estar um pouco empoeiradas, podendo só facilitar as alergias respiratórias, podem existir fungos e ácaros no tecido. O ideal é que você faça uma lavagem poderosa antes de voltar a utilizar essas peças de roupa em seu dia a dia, deixando secar ao sol para eliminar de vez os ácaros.
Além das roupas, procure lavar também lençóis, toalhas, travesseiros, almofadas e cobertores. Além disso, é interessante também guardar carpetes e tapetes durante a estação. Os brinquedos de pelúcia também devem ser mantidos longe das pessoas alérgicas, podendo ser guardados em sacos plásticos até que chegue o verão. Além disso, deixe o sol entrar em sua casa para eliminar os ácaros existentes.
Cuidado com a sensibilidade dos olhos
Você sabia que além dos problemas respiratórios as substâncias no ar também oferece risco aos olhos? Durante a primavera a temperatura aumenta e a umidade diminui, favorecendo o surgimento de outro problema muito comum.
A conjuntivite causa um grande incômodo no globo ocular, além de vermelhidão, sensibilidade à luz e lacrimejamento. Um dos principais fatores que levam a conjuntivite é o contato das mãos com os olhos, que podem levar pó, sujeira e pólen diretamente para dentro do seu olho. Com o clima mais seco, o olho acaba tendo mais dificuldades em eliminar as substâncias intrusas. Por isso a higiene das mãos deve ser reforçada, ainda mais se considerarmos que estamos em tempos de coronavírus.
Conclusão
E aí, gostou das nossas dicas de saúde durante a primavera? A estação mais colorida do ano pode e deve ser aproveitada, mas sem esquecer dos cuidados básicos. Dessa maneira, você conseguirá amenizar e evitar os sintomas que a estação de flores nos proporcionam.
Evite atividades que possam prejudicar sua saúde, cuide dos itens que trouxemos aqui, mas não deixe de fora outras formas de deixar sua saúde em dia.