10 de Julho é Dia Internacional da Pizza – Saiba mais sobre a data
Desde o ano 1985, no dia 10 de julho, é comemorado no Brasil o Dia Internacional da Pizza. Já são 36 anos desta celebração deliciosa. Saiba um pouco sobre a história deste prato apreciado no mundo todo!
Dia Internacional da Pizza
O Dia Internacional da Pizza é celebrado neste sábado (10) no Brasil e no mundo. Para comemorar a data, diversos restaurantes, pizzarias e estabelecimentos em várias cidades do país farão promoções e festivais. De tanta tradição italiana, a Unesco elegeu em dezembro de 2017 a “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita.
Porém, no Brasil, a data foi oficialmente incorporada ao calendário de comemorações apenas em 1985, graças a um concurso estadual que ocorria na cidade de São Paulo para escolher as melhores pizzas de marguerita e mossarela. O sucesso foi tamanho que o secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, decidiu: o dia do encerramento seria considerado o Dia da Pizza em todo território brasileiro.
História da Pizza
Ninguém sabe ao certo a história da pizza. Muitas culturas disputam a reivindicação pela sua criação. Alguns acreditam ter começado há mais de 6 mil anos com os egípcios, que foram os primeiros a misturar farinha com água. Há quem diga também que a história da pizza começou em Roma, antes da Era Cristã. Os nobres comiam o pão de Abraão, uma massa feita com farinha, água e sal que era assada. Eles acrescentavam ervas e alho. Esta mistura era chamada de Piscea.
Outros povos, ainda mais antigos, como os babilônicos e fenícios, tinham o hábito de assar massas em fornos rústicos. Costumavam acrescentar carne e cebola em cima do pão, que tinha aspecto achatado semelhando ao pão sírio. Além disso, alguns especialistas creem que a receita teve origem na Grécia, com massas a base de farinha de trigo ou arroz. Os antigos muçulmanos e chineses também estão na corrida para serem considerados os responsáveis pela criação da pizza.
A variação de coberturas foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, ao passo que difundia-se entre diversas culturas. Inicialmente, não tinha a sua forma característica, redonda, como todos conhecem hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone. Muitas vezes o prato era vendido por ambulantes e servido no café da manhã.
A única certeza que se tem é a de que a iguaria teria adquirido o aspecto moderno somente no século XVI, com a introdução do tomate na Itália. Foi em Nápoles que surgiu a primeira massa redonda, através das mãos de Rafaelle Esposito, criando a receita e o formato consumidos até os dias de hoje.
Imagem: zuzana gazdikova por Pixabay