Receita de Cebola do Outback + Molho
Quando se fala de cebola frita empanada, muitos de nós vamos lembrar da icônica cebola do Outback, também chamada de Blooming Onion. Com uma apresentação que chama a atenção e com ingredientes bem trabalhados, se engana quem acha que esta é uma receita difícil de fazer – com um pouco de técnica e os ingredientes certos, você consegue preparar em sua casa e surpreender seus amigos com este petisco delicioso.
Confira a seguir uma receita e modo de preparo para a cebola e molho do Outback.
Ingredientes
Cebola
- 1 Cebola grande – procure por cebola italiana ou espanhola
- 1 ovo
- 1 copo de leite integral
- 1 copo de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de farinha de fubá
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1 1/2 colheres de chá de pimenta vermelha em pó
- 1/2 colher de chá Pimenta do Reino em pó
- 1/4 colher de chá de orégano seco
- 1/8 colher de chá tomilho em pó
- 1/8 colher de chá cominho
- Óleo vegetal
Molho
- 1/2 copo de maionese ou creme de leite
- 2 colheres de sopa de ketchup
- 2 colheres de sopa de creme de raiz forte. Se não encontrar o creme, pode usar 1 colher de sopa de pó de raiz forte
- 2/4 colher de chá de páprica
- 2/8 colher de chá de orégano seco
- 1 Pitada de Sal
- 1 Pitada de Pimenta do Reino em pó
- 1 Pitada de Pimenta Vermelha em pó
Modo de preparo
- Comece com o molho: Prepare o molho misturando todos os ingredientes numa vasilha pequena. Mantenha o molho coberto na geladeira até a hora de servir.
- Pegue a cebola e corte a parte de baixo e a de cima da cebola para ficar reta. Corte fora o lado oposto ao da raiz em algum ponto entre a metade e 3/4 da cebola. Quanto mais perto da metade, mais fácil fica. Depois descasque a cebola e corte fora a raiz, bem rente.
- Depois, vamos cortar a cebola para que ela fique com as pétalas. Com uma faca afiada, corte a cebola em 4 partes, mas sem chegar até o final. Deixe uns 2 cm, aproximadamente, para que ela não desmanche ao fritar. Continue cortando como se fosse uma pizza, até ter cortado em umas 16 partes.
- Coloque a cebola de cabeça para baixo em um recipiente com água gelada e leve à geladeira por 2 horas. Isso vai tirar um pouco da acidez da cebola e faz com que as pétalas se soltem mas facilmente. Você vai ver que a cebola abrirá como uma flor.
- Agora vamos fazer duas misturas para a fritura da cebola:
- Mistura 1: Bata o ovo e misture com o leite numa vasilha grande o suficiente para caber a cebola.
- Mistura 2: Numa vasilha separada, misture as farinhas, o sal, as pimentas, orégano, tomilho e o cominho.
- Depois de tirar a cebola da geladeira, espalhe as suas pétalas. As seções da cebola tendem a ficar juntinhas, então você deve espalhar bem para facilitar a fritura e torná-la mais homogênea.
- Mergulhe a cebola na mistura 1 e depois, numa outra vasilha, coloque a cebola e vá jogando a mistura 2 por cima até cobri toda a cebola. Lembre de abrir bem as pétalas e jogar a mistura na cebola toda. Uma vez que você viu que cebola está bem coberta da mistura 2, mergulhe-a novamente na mistura 1 e depois coloque novamente na mistura 2, lembrando sempre de abrir bem as pétalas para um melhor resultado final.
- Verifique se a parte de fora da cebola está bem coberta da mistura 2, retirando os excessos caso precise. Deixe a cebola descansar na geladeira por uns 15 minutos.
- Enquanto isso, esquente o óleo numa panela funda até 350 graus. Certifique-se de que está usando óleo suficiente para cobrir toda a cebola quando for fritá-la.
- Com a ajuda de uma espumadeira, coloque a cebola com o topo para baixo e deixe fritar por cerca de 10 minutos ou até ficar dourada.
- Quando a cebola ficar dourada, remova-a do óleo e coloque em um prato raso. Deixe secando com papel-toalha.
- Prenda o centro com um garfo e, com uma faca afiada, retire o miolo. Agora você pode colocar o molho no centro e está pronta! Já pode aproveitar sua cebola do Outback.