Ícone do site Tropicana Dicas

Distribuição do Lucro do FGTS 2021: Saiba se você tem direito

FGTS e Dinheiro

Nesta terça-feira (17/08), o conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tomou a decisão de repassar a quantia de R$ 8,13 bilhões do lucro líquido registrado em 2020, que totalizou R$ 8,5 bilhões, para a distribuição do lucro do FGTS 2021. A quantia representa 96% do resultado positivo. A quantia será dividida proporcionalmente entre os trabalhadores brasileiros que contribuíram com o fundo.

O valor, porém, não poderá ser sacado, tal como acontece com o auxílio emergencial, por exemplo. Mas será creditado diretamente na conta FGTS dos contribuintes que tiverem direito ao benefício. Por lei, o FGTS tem rendimento de ao menos 3% ao ano. Todo dia 10, as contas do FGTS recebem atualização monetária mensal (com base na Taxa Referencial).

De acordo com o governo, o FGTS terá, com a distribuição de lucros, um rendimento anual de 4,92% neste último ano. A divisão acontecerá de acordo com o saldo em conta que os trabalhadores tinham no dia 31 de dezembro de 2020, usando o índice de 0,019. Quanto maior o saldo, maior o lucro recebido.

A Caixa Econômica Federal informou que todos os beneficiários receberão o valor em conta, e o crédito poderá ser consultado a partir de 31 de agosto. A consulta ao saldo pode ser feita no site da Caixa, pelo aplicativo FGTS e pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa.

Quem receberá o benefício do FGTS?

Serão beneficiados todos os trabalhadores que possuírem contas de FGTS e que tenham registrado um saldo positivo no dia 31 de dezembro de 2020.

Não importa se as contas estão inativas ou ativas, todos que tenham saldo vão receber uma porcentagem. Ou seja, não é necessário ter feito uma contribuição.

Posso sacar o saldo do FGTS?

As regras para saque não foram alteradas com a distribuição de lucros e o benefício será depositado na conta do FGTS. Portanto, o saldo só pode ser sacado de acordo com as regras já existentes, como, por exemplo, na Demissão sem justa causa, quando o trabalhador está a mais de três anos sem carteira assinada, ao realizar a compra de casa própria e no saque aniversário.

Existem outras possibilidades de saque. Acesse o portal oficial do FGTS e confira cada um das regras em detalhes.

Sair da versão mobile