Vai viajar? Confira tendências de viagem em 2021
O turismo enfrenta muitas mudanças desde o início da pandemia em 2020. Tendo em vista essa nova realidade e as necessidades impostas, observamos diferentes tendências de viagem em 2021, levando em conta as novas necessidades e a segurança dos turistas.
O ano de 2020, e agora o ano de 2021 também, trouxe muitas dificuldades, estranheza e mudanças para a indústria turística. Grande parte da população ficou sem poder viajar ao longo do período de isolamento social. Além disso, temos o impacto da crise financeira que acabou atingindo grande parte da população, afetando também a quantidade de viagens. Este processo ocorreu tanto no Brasil quanto lá fora, atingindo fortemente o turismo.
Por outro lado, diversas discussões levantam questões sobre a responsabilidade durante as viagens. Mas para melhor compreender esta questão, é necessário realizar o seguinte questionamento: quais as principais tendências de viagem para 2021?
Tendências de Viagem em 2021
Algumas tendências importantes foram estabelecidas ou fortalecidas no decorrer do ano de 2020. Elas ainda são observadas no decorrer deste ano de 2021, mesmo que de forma adaptada, mas já considerando o cenário de continuação da pandemia. Confira a seguir quais são estas tendências. Vamos trazer também dicas de como tirar proveito destas tendências economizando dinheiro.
Turismo Local ou Doméstico
A primeira grande tendência são os destinos próximos, ou seja, o turismo local ou doméstico. Com as pessoas permanecendo mais tempo em casa e com as das diversas restrições de viagem em vigor e fronteiras internacionais que não devem reabrir tão cedo, a procura por viagens curtas feitas com automóvel próprio cresceram bastante. Todos nós, turistas, desejamos sair de casa e da rotina estressante de isolamento.
Mas não são todos que tem a segurança de se comprometer a uma viagem distante. Então, locais mais próximos e confiáveis, com possibilidade de atividades ao ar livre, se tornam uma opção altamente viável. Isso faz com que destinos rurais e de natureza tenham uma certa preferência, como por exemplo em Rio Quente – GO, já que os viajantes buscam mais contato com a natureza e segurança sem aglomerações.
Turismo de Isolamento
O turismo de isolamento segue uma linha semelhante do turismo doméstico. Mesmo com a chegada da vacina em diversos locais, a necessidade de distanciamento social permanecerá ainda por um bom tempo. Por isso, muitos viajantes realmente se identificaram com a busca por lugares remotos e livres de hordas de turistas.
Portanto, destinos com ampla possibilidade de atividades ao ar livre e o mínimo possível de chances de aglomeração devem seguir em evidência, com destaque para destinos com grandes espaços abertos.
Turismo Sustentável
Esta tendência já estava crescendo antes mesmo da pandemia. Porém, parece ter recebido mais atenção neste momento de reflexão do setor em geral, sendo um aspecto fundamental na escolha do hotel para muitos viajantes.
Cada vez mais turistas, felizmente, estão prestando atenção no quanto destinos, hotéis e prestadores de serviços turísticos em geral se envolvem com os diferentes aspectos da sustentabilidade. E isto vai muito além da conversa de “evitar trocar toalhas diariamente para preservar recursos naturais”.
Um exemplo de local em que observamos este tipo de tendência é a Costa do Sauípe – BA, que a vários anos contribui com o Projeto Tamar, um programa que tem como foco a preservação de tartarugas marinhas e o cuidado com o meio-ambiente.
Estadias Prolongadas
O home office e o ensino à distância viraram parte da rotina de muitas pessoas. E com isso, adaptaram esta realidade para as viagens também. Desta forma, nesta tendência de viagem em 2021, muitos turistas buscam hospedagens mais longas e mais tranquilas, onde podem ter a possibilidade de aproveitar ao máximo cada experiência fora de casa.
A Airbnb, gigante do setor turístico, destacou que a possibilidade de viver e trabalhar em qualquer lugar virou algo factível para mais pessoas e, em muitos casos, necessário. Isso se deve muito à adoção de estratégias de home office que grande parte das empresas adotou neste período. Segundo a pesquisa, 83% dos entrevistados são a favor de se acomodar também “fora de casa” como parte do cotidiano de trabalho remoto e 20% topariam realmente se mudar, seja temporária ou permanentemente, para outro local durante a pandemia.
Digitalização do Consumo
Este tendência nos mostra que todo o processo de compra de viagens é feito através da internet. O uso da internet no Brasil cresceu durante a quarentena: o aumento foi entre 40% e 50%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A alta foi ainda maior no âmbito internacional, e a tendência é de aumentar cada vez mais.
Com acesso mais facilitado e com acesso à mais opções e comprativos de preço, a decisão do turista passa a ser tomada em sua própria casa, antes de partir para a viagem. Isso dá possibilidade de comparação de preços e economia para os viajantes de plantão, iniciando com os sites de passagens aéreas e indo até os sites de reserva de hotéis ou resorts.
Mas como temos mais acesso a opções, temos que buscar mais informações sobre o destino escolhido. Procure pelas redes sociais do local que vai se hospedar, certifique-se de que o local segue as medidas de segurança contra a COVID-19 e tenha todas as informações necessárias entes de efetuar a compra. Planeje tudo para ter segurança ao viajar. Esta tendência